CESB desenvolve projetos de extensão na área de Letras Licenciatura

Por em 10 de dezembro de 2014

O Curso de Letras Licenciatura do Centro de Estudos Superiores de Bacabal (CESB), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), desenvolve projetos de extensão para possibilitar a participação de alunos no município de Bacabal no convívio universitário, a fim de qualificá-los para o aprendizado das línguas.

Entre esses, destaca-se o projeto desenvolvido no laboratório de Letras, “Leitura e Língua: dialéticas para a vida e para o mundo”, que tem o objetivo de ensinar a gramática e a linguagem da Língua Espanhola aos alunos das diversas comunidades de Bacabal, com a realização de aulas práticas e dinâmicas. O processo de ensino-aprendizagem é feito pelos acadêmicos do Curso de Letras Licenciatura – habilitação Língua Portuguesa, Língua Espanhola e respectivas Literaturas, e Pedagogia, orientado por seus professores.

Outro projeto de destaque desenvolvido no laboratório é “Inglês para o PAES”, que visa atender estudantes de escolas públicas do município, que irão realizar o processo seletivo da UEMA. Funciona, como um preparatório na área de inglês para aqueles que têm dificuldades com a língua. As aulas são ministradas por graduandos sob a coordenação de seus professores.

Segundo a diretora do CESB, Rozilma Soares Bauer, o desenvolvimento de projetos de extensão pela universidade é de grande importância para a melhoria da qualidade de vida da população. “Sem dúvidas, a UEMA vem cumprindo o seu papel de intermediar o conhecimento, tanto para a comunidade quanto para seus discentes”, acrescentando a importância dessa atividade para seu crescimento profissional dos acadêmicos.

O laboratório de Letras tem sua área interna climatizada e comporta 20 alunos, dispondo de aparato tecnológico, com cabines que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem dos participantes dos projetos.