CESB investe na qualificação de docentes com Mestrado em Literatura e Práticas Sociais

Por em 15 de dezembro de 2014

O Centro de Estudos Superiores de Bacabal (CESB), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Departamento de Letras, vem investindo na qualificação de seus docentes com o oferecimento do Curso Mestrado Interinstitucional em Literatura e Práticas Sociais.

O curso é uma parceria entre a UEMA e a Universidade de São Paulo (USP) e objetiva promover discussões teóricas acerca da importância e relevância de pesquisa em literatura na USP, destacando os aspectos integrativos e interdisciplinares da mesma, e a importância dos projetos interinstitucionais.

De acordo com a diretora do CESB, Rozilma Bauer, “o Centro visa, com isso, um melhor desenvolvimento científico-cultural dos docentes, valorizando a implementação do processo de formação continuada e atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma a desenvolver um espaço acadêmico de inovação e dinamização na graduação”.

Em 2013, dois professores concluíram o mestrado e, atualmente, cinco professores do Centro estão cursando regularmente. Além do Minter oferecidos pela UEMA, outros 14 professores do CESB estão realizando o Doutorado em Educação, na Universidade Nacional de Rosário em Portugal.

O corpo docente do Centro é constituído por professores efetivos, contratados, através de Processos Seletivos Simplificados ou Pró-Labore para os cursos regulares e Programas Especiais, e tutores para os cursos a distância.

Com isso, a UEMA, promove e amplia a qualidade do ensino, a criação e ampliação de grupos de pesquisa e reafirma o seu compromisso institucional com a sociedade maranhense.