Concludentes da UNITI recebem certificado de conclusão do Curso de Formação Continuada

Por em 12 de dezembro de 2014

Os formandos das turmas Lírios e Girassol da Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI), projeto de Formação Continuada, mantido pela parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e outras três instituições, receberam na noite de ontem (11), os certificados de conclusão do curso.

Estiveram presentes na solenidade o reitor José Augusto Silva Oliveira; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves de Mesquita; a coordenadora de Extensão, Maria José Arouche; a professora Alzira Melo Ferreira, coordenadora de Interiorização da Uniti e a Arlete Ferreira.

Cerca de 54 concludentes participaram da solenidade, que representou um momento de emoção e conquista para eles e para seus familiares. Em um ano de curso, os estudantes puderam aprender e trocar experiências acerca de temas como Saúde, Nutrição, Psicologia e Espiritualidade, dentre outros, voltados para o bem-estar da terceira idade.

De acordo com a formanda Vera Lúcia Costa, oradora das turmas, a experiência da UNITI foi uma grande realização. “Sinto-me feliz neste dia tão importante, é um sonho realizado, pois nos permitiu viver muitas coisas boas. Aprendemos mais do que teoria, aprendemos a ser melhores. Só tenho a agradecer à UNITI, aos professores e aos amigos que fiz, pela aprendizagem, pelos passeios e momentos de alegria”, enfatizou.

O reitor José Augusto prestou homenagem aos formandos e destacou seu respeito e admiração pelos que cumpriram mais essa jornada. “Esse projeto se faz valer no sentido de propiciar às pessoas momentos ricos como este. Hoje nós estamos festejando a vida, as glórias que alcançamos nela e partilhando a alegria dos que tiveram a oportunidade de estar numa instituição, trocando conhecimentos. Tenho a convicção de que esses dias vividos na UEMA propiciaram o exercício da convivência que nos tornam indivíduos melhores”, afirmou.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira parabenizou a turma: “Este é um momento de muita felicidade, quando observamos o sorriso no rosto de todos. E se torna mais especial porque permite a vocês uma oportunidade de descobrirem novas alegrias, independente da idade. Que continuem vivendo esse sonho ao sair da UNITI, construindo coisas novas e vivendo novas jornadas”.

A UNITI é um projeto de formação continuada, criado em 1996 pelo Governo do Estado do Maranhão, e executado por instituições de ensino superior, como a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e entidades como o Serviço Social do Comércio (SESC) e a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAN).

O objetivo é promover melhoria na qualidade de vida das pessoas idosas, oferecendo um espaço de interação e troca de experiências, valorizando e fortalecendo suas habilidades. Por meio de ações educativas, proporcionando trabalhos socializantes, a UNITI busca o bem-estar do idoso, considerando seu estado psicológico e comportamento emocional.