Darcy Ribeiro realiza I Fórum de Práticas Curriculares

Por em 3 de dezembro de 2014

As turmas dos Cursos de Letras e História do Programa Darcy Ribeiro realizaram o I Fórum de Práticas Curriculares, que aconteceu no Fórum do município de Brejo, no Maranhão.

A temática abordada durante o fórum "Rediscutindo a Escola: socializando experiências e construindo novas práticas curriculares", buscou discutir a escola sob a ótica das práticas pedagógicas e das interfaces entre ensino e aprendizagem que se dão nesse espaço.

“Penso que é de extrema necessidade que temas ligados à escola, às aprendizagens e às práticas docentes sejam constantemente colocados sob um especial relevo na Universidade, pois é sine qua non que nos cursos de formação de professores os alunos possam experienciar práticas e aprofundar o conhecimento científico acerca da construção do trabalho docente nas escolas e das aprendizagens", afirmou a professora  Vanda Cristina da Fonsêca Magalhães.

A docente afirma, ainda, que ao longo da disciplina Práticas Curriculares – na dimensão escola – foram abordados sub-temas que pudessem suscitar o debate, cuja metodologia transitou por um aprofundamento teórico acerca dos diversos sub temas (turmas de Letras e História) na perspectiva da compreensão epistemológica dos mesmos.

“Assim como uma pesquisa de campo nas escolas onde como instrumento de coleta dos dados os alunos dos dois cursos de graduação aplicaram questionários com alunos e professores com vistas a uma análise metodológica que permitisse uma aproximação entre teoria e prática”, acrescentou Vanda.

O I Fórum de Práticas Curriculares possibilitou o debate, a reflexão e a socialização de projetos didáticos já vivenciados nas escolas sob um olhar crítico e construtivo, assim como as palestras ministradas pelos professores convidados: Pedro Gomes Portela e Anselmo Mourão, ambos da cidade de Brejo. "Espero que novos trabalhos possam ser desenvolvidos nessa direção", finalizou a professora.