Em Barra do Corda, acadêmicos do Darcy Ribeiro/UEMA recebem outorga de grau

Por em 5 de dezembro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão graduou 92 acadêmicos do Programa Darcy Ribeiro do Polo de Barra do Corda.  A outorga foi concedida pela pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves de Mesquita, que no ato, representou o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira.

A cerimônia contou, ainda, com a presença da supervisora de Práticas do Darcy Ribeiro, Janaina Gomes Dantas, representando a coordenadora Geral do Programa, Andrea Azevedo Cutrim, da diretora do Centro de Estudos Superiores de Barra do Corda (CESBAC), Maria de Lourdes Silva Gomes, do Prefeito de Barra do Corda, Wellrick de Oliveira da Silva Costa, do Secretário municipal de Educação, Valtemar Pinto Ribeiro e da coordenadora do Polo de Barra do Corda, Francisca do Socorro Borges Galvão Leite.

Em seu discurso, a Pró-Reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves de Mesquita, afirmou que o conhecimento só tem valor quando ultrapassa os interesses pessoais e é socializado. “Por isso sejamos rigorosos com nosso desempenho profissional e sempre nos esforçando para melhorar o mundo e a nós mesmos”, ressaltou Maria Auxiliadora.

Os formandos dos cursos de Ciências (Química, Física, Matemática e Biologia), Letras e História do Programa Darcy Ribeiro, foram representados pela concludente Ana Priscila de Sousa, oradora oficial da noite, que relembrou toda a jornada acadêmica, que começou em 2010. “A metamorfose começou a acontecer no dia que cruzamos as portas da universidade, a partir daquele dia criamos asas, mas antes de voar, aprendemos a caminhar, fazemos resumos, resenhas, seminários, provas e incontáveis listas de exercício”, disse a recém-graduada em Matemática.

Ana Priscila agradeceu a todos que contribuíram pela conquista e à Universidade Estadual pela interiorização dos cursos de graduação, e afirmou que o novo passo será a pós-graduação: “Não queremos fazer parte das estatísticas, compondo a porcentagem daqueles que possuem graduação, nós queremos promover educação”.

Segundo a diretora do Centro de Estudos Superiores de Barra do Corda, Maria de Lourdes Silva Gomes, com a outorga de grau do acadêmicos do Darcy Ribeiro, a Uema cumpre com seu papel na sociedade e entrega ao povo maranhense professores prontos para educar, formar, humanizar e respeitar os direitos dos cidadãos. “Foi pensando nesses valores e em nossa sociedade que a UEMA idealizou no Programa Darcy Ribeiro o projeto de formação docente e ofertou para algumas cidades do interior do Maranhão e Barra do Corda foi agraciada com seis cursos” , falou Maria de Lourdes.

O concludente Fabrício Borges da Silva foi o juramentista oficial e a paraninfa da cerimônia foi a professora Joseilza Lima Felipe, que falou do papel do professor para transformar a sociedade. “Antes mesmo de exercer as habilitações nas quais tornam-se hoje graduados, vocês são educadores e foi com esse intuito que a UEMA, através do Darcy Ribeiro chegou a cada um dos municípios que hoje se faz presente, provocando reflexões, produzindo conhecimento e causando transformações, pois o refletir e o conhecer, ambos geram mudanças de comportamento. Que possamos estender essas ações transformando pessoas, ambientes e a sociedade”, frisou Joseilza.

A supervisora de Práticas do Darcy Ribeiro, Janaina Gomes Dantas afirmou que os acadêmicos estão dando um grande passo rumo a uma nova etapa da vida e os parabenizou pela conquista. “Que vocês sejam firmes, éticos e sensatos nas decisões, sejam justos e humanos nas relações e, sobretudo, amais os estudos e sua profissão, eis o meu conselho”, concluiu a supervisora.