Em Icatu, Darcy Ribeiro/UEMA gradua 146 novos professores

Por em 12 de dezembro de 2014

Na noite de quarta-feira (10), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou a colação de grau do Programa Darcy Ribeiro no Polo de Icatu. Ao todo, 146 acadêmicos receberam a outorga da Coordenadora Geral do Darcy Ribeiro, Andrea Azevedo Cutrim, que no ato representou o Reitor da UEMA, José Augusto Silva Oliveira.

Participaram da cerimônia o Prefeito de Icatu, José Ribamar Moreira Gonçalves, a secretária de Educação do município, Ivanildes Rego, a coordenadora do Polo do Darcy Ribeiro em Icatu, Janaine Lira Vieira, além de outras autoridades, professores, familiares e amigos dos formandos que lotaram a praça da cidade para acompanhar a colação.

Em seu discurso, a professora Andrea Azevedo, falou sobre o trabalho e desafios da Universidade Estadual do Maranhão em levar educação de nível superior de forma presencial para tantos municípios e da honra da UEMA em estar formando novos professores para o Estado.  “Eu vejo um momento único no estado do Maranhão, vejo conhecimento sendo produzido em locais antes improváveis de ocorrer, estamos em Icatu e em 42 localidades. Vejo também trabalho árduo, dedicação, superação e muita emoção. A UEMA está em festa, são 2454 sonhos realizados e nós, com os olhos marejados, vivenciamos esta vitória. Os dias melhores enfim chegaram”, afirmou a Coordenadora.

O prefeito de Icatu, José Ribamar Moreira Gonçalves, parabenizou os formandos pela conclusão do curso superior e o trabalho feito pela Uema na região do Munim. “Desejo que cada um possa exercer sua profissão da melhor forma possível, com sabedoria, honestidade e fidelidade”, disse o prefeito.

Os graduandos, que se formaram nos cursos de Ciências (Química, Física, Matemática e Biologia), História e Letras, foram representados pelo acadêmico Luís Eduardo Moraes de Albuquerque, orador oficial dos concluintes.  Luís Eduardo agradeceu a UEMA pelo projeto de interiorização do conhecimento: “A Universidade Estadual trouxe para a região do Munim, o Programa Darcy Ribeiro, com o intuito de capacitar docentes para a educação básica e superior, possibilitando a muitas pessoas adentrarem as portas da universidade”. O orador afirmou ainda que os novos professores têm o dever de retribuir à sociedade todo o conhecimento adquirido durante a graduação.

O juramentista da noite foi o acadêmico Cássio Daniel Severo Sousa.

Segundo o paraninfo Peterson Miranda, que representou os demais, a responsabilidade que os recém-graduados assumem é fundamental para a sociedade. “Essa missão que vocês hoje abraçam é muito importante, ter conhecimento é ter poder. Vocês fazem parte hoje de uma nova geração de professores que vão formar uma geração de cidadãos conscientes, isso é o mais importante. Que abracem essa missão com honra e, sobretudo, coragem”, disse o professor.