Em Rosário, Darcy Ribeiro/UEMA realiza última colação de grau dos Polos 2010

Por em 17 de dezembro de 2014

Na noite de ontem (16), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou a última colação de grau dos Polos 2010 do Programa Darcy Ribeiro. Ao todo 130 acadêmicos do Polo de Rosário receberam a outorga de grau, concedida pelo pró-reitor de Planejamento, Antonio Pereira e Silva, que no ato representou o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira. Na oportunidade, alunos do Uemanet também colaram grau.

Os concludentes são dos cursos de Ciências (Química, Física, Matemática e Biologia) e História do Programa Darcy Ribeiro e Administração Pública e Filosofia do Uemanet.

Participaram da cerimônia a supervisora de Práticas do Darcy Ribeiro, Janaina Gomes Dantas, representando a coordenadora geral do Programa Darcy Ribeiro, Andrea Azevedo Cutrim, o vice-prefeito de Rosário, Douglas Sena, representando a prefeita do município, Irlaí Linhares; o prefeito de Bacabeira, Alan Linhares; a coordenadora do Polo do Darcy Ribeiro em Rosário, Daniele Vieira; a coordenadora do curso de Filosofia da UemaNet, Leila Amum Barbosa; entre outras autoridades, familiares e amigos dos formandos.

Em seu discurso, o pró-reitor Antonio Pereira e Silva falou sobre a carência de professores no país, em especial, das áreas de ciências e ressaltou a importância do Programa Darcy Ribeiro para melhorar essa realidade. Ele disse ainda que a Universidade vem cumprindo seu papel de levar educação de qualidade aos municípios e contribuir para o crescimento do Maranhão.

Também destacou a importância dos recém-graduados continuarem os estudos. “É preciso estudar sempre, façam especializações, mestrado, doutorado, estudem via internet, façam o que for possível, mas continuem buscando conhecimento”, disse Antonio Pereira.

Segundo a supervisora Janaina Gomes Dantas, é uma honra para a UEMA formar novos profissionais altamente qualificados. Para ela, os acadêmicos estão dando um grande passo rumo a uma nova etapa da vida. “Que vocês sejam firmes, éticos e sensatos nas decisões, sejam justos e humanos nas relações e, sobretudo, amem os estudos e sua profissão, eis o meu conselho”, concluiu.

O formando Moisés Martins Ferreira, orador oficial dos concludentes, falou sobre o papel dos novos professores e a missão que cada um assume a partir da colação. “Professor, no pleno sentido da palavra, apto a entender as necessidades de seus alunos, cujos esforços não se traduzem em números em cadernetas e em estatísticas de governo, mas sim em mudança de mentalidade, de transformação social, em permanente refazer com a própria dinâmica”, afirmou.

A juramentista escolhida foi a formanda Ana Rakel Calvet Lima.

Para a paraninfa Marilda Rosa, que representou os demais paraninfos da cerimônia, os acadêmicos foram corajosos ao elegerem como meta profissional a missão de educar. Marilda falou também da responsabilidade que cada um assumiu ao ser escolher ser professor. “É fato que crescemos profissionalmente no decorrer da caminhada, mas também cresceu, na mesma proporção, nossa responsabilidade junto àqueles que vivem nas comunidades em que atuamos. Eles esperam maior compromisso, participação e envolvimento no trato com as questões educacionais. Haveremos, por certo, de corresponder e de atender a seus anseios sempre a contento”, destacou.