Encerra o I Simpósio de Animais Silvestres do Maranhão

Por em 1 de dezembro de 2014

Entre os dias 26 e 28 de novembro, aconteceu, no auditório do Curso de Medicina Veterinária, o I Simpósio de Animais Silvestres do Maranhão, evento promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Grupo de Estudo de Animais Silvestres do Maranhão (GEAS – MA).

Participaram do Simpósio profissionais e estudantes de medicina veterinária, biologia, zootecnia, gestão ambiental, oceanografia, geografia, sociologia e áreas afins, que debateram sobre diferentes campos de conhecimento relacionados à biodiversidade brasileira e medicina de animais selvagens.

A palestra de encerramento foi sobre “Técnicas Básicas de Levantamento e Captura de Fauna”, ministrada pelo diretor da empresa Manejo Fauna Equipamentos e Treinamentos, Maximiliano Siqueira, que falou sobre vocalização, captação e registro sonoros do universo animal, além de algumas ferramentas para conseguir capturar animais selvagens, tais como: rede de captura, neblina ou mist-net.

De acordo com a diretora do GEAS Maranhão, Raysa Lins Caldas, estudante do curso de Medicina Veterinária da Uema, abordar o tema animais silvestres é uma forma de despertar a comunidade acadêmica sobre o assunto e consolidar o Grupo de Estudo. “Apesar de não ter zoológico no nosso estado, precisamos estudar sobre animais silvestres porque temos reservas ecológicas e áreas de preservação ambiental, onde são necessários profissionais capacitados, especificamente, para lidar com animais selvagens”, declarou.

Ela disse ainda que a segunda edição do evento será realizada em conjunto com o VII Encontro Nordestino de Animais Silvestres (ENGEAS) no próximo ano.

Sobre o GEAS – MA

O Grupo de Estudos de Animais Silvestres do Maranhão, que é coordenador pela professora Antônia Oliveira, surgiu a partir da iniciativa de alunos do Curso de Medicina Veterinária com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de pesquisas e atividades compatíveis com a conservação de animais silvestres, além de promover a divulgação de seus resultados.

As reuniões do Grupo acontecem todas as terças-feiras, às 12h30, no auditório de Medicina Veterinária.