Estudos sobre doenças parasitárias são realizados por professora do CESI

Por em 5 de dezembro de 2014

Através de um projeto realizado na região sudoeste do Maranhão, a professora Geovânia Maria da Silva Braga, do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (CESI) motiva alunos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para aprofundarem estudos a cerca da caracterização das doenças parasitárias.

O projeto é desenvolvido com alunos de Ciências Biológicas e de Pós-Graduação em Saúde Pública, envolvendo 13 municípios do estado. Estão sendo estudadas doenças como Malária, Leishmaniose viceral, Esquistossomose, Cryptosporídios, Taxoplamose, parasitoses intestinais e outras, com a coleta de vetores biológicos, insetos, carrapatos, molúsculos, culicídeos e etc.

A leishmaniose viceral é a enfermidade de maior incidência na região, tanto a humana como a canina. Segundo a pesquisadora, em uma cidade que possui 300 mil habitantes, possivelmente 20% será da população canina, ou seja, 30 mil cães existentes no mínimo, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Na pesquisa, 65% dos cães estudados estão infectados com a doença.

Já a Criptosporidiose é uma infecção causada por protozoários do gênero Criptosporidium, e são várias as ocorrências da doença ao consumo de água, devido, principalmente, à resistência dos oocistos aos mais variados métodos utilizados em tratamento da água como cloração, ozonização ou filtração.

No caso da malária, a pesquisa está focada na frequência da doença no município, assim como busca verificar a existência de novos casos, estimando o fator de risco na população em um intervalo de tempo, as formas de tratamento e diagnóstico existentes no local.

As pesquisas ocorrem nas unidades de saúde, nos laboratórios municipais, postos de saúde, alguns laboratórios do município, na Secretaria de Vigilância em Saúde e na Fundação Nacional de Saúde no local.

Quanto à Ascaridíase, o intuito é de avaliar a ocorrência de Ascaris lumbricoides em crianças de zero a quatro anos, pré-escolares da uma creche municipal. Neste caso, a professora realizou várias palestras para os pais e/ou responsáveis dos pré-escolares, em relação à melhor forma de realizar a coleta.

Cerca de 30 alunos fazem parte da equipe executora do projeto que realiza de forma intensiva, as investigações sobre as doenças infectoparasitárias. Os locais de pesquisa envolvem diversas fazendas agropecuárias da região e o Centro de Controle de Zoonoses de Imperatriz.

Parcerias

A pesquisa tem parceria com várias instituições, entre elas, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico  (FAPEMA), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)., Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).