Gestores e pesquisadores da Uema reúnem-se com futuro presidente da FAPEMA

Por em 15 de dezembro de 2014

Na última sexta-feira (12), diretores de Centro, diretores de Curso, chefes de Departamento e pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com lotação no Campus Paulo VI, participaram de uma reunião com o futuro presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA), Alex Oliveira.

O momento foi de diálogo sobre o avanço nas áreas de pesquisa e extensão a serem promovidas pela nova gestão do órgão.

Para o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, José Antônio Ribeiro de Carvalho, a reunião é fundamental para a construção de mecanismos de desenvolvimento científico e, principalmente, inclusão social no estado.

“É muito importante a visita do professor Alex Oliveira, que será o primeiro docente da UEMA a ser presidente da FAPEMA. Ele, neste primeiro momento, mostra sensibilidade de começar sua gestão, de uma forma prévia, neste processo de transição, ouvindo o Centro de Ciências Sociais e os demais centros da universidade estadual”, disse.

Além disso, José Antônio ressaltou a importância da pesquisa no CCSA: “Uma das preocupações da FAPEMA é com a inclusão social e sobre ela há vários eixos de pesquisa do CCSA como as questões dos quilombolas, dos movimentos sociais e da segurança pública, então o Centro tem potencial para contribuir com o crescimento social e humano do estado”.

Logo em seguida, o professor Alex reuniu com o Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), onde também teve uma importante pauta de discussões sobre vários assuntos, entre eles, o apoio à produção científica, à extensão e à realização de eventos acadêmicos.

A UEMA é a primeira instituição de ensino a ser ouvida pelo futuro presidente, que seguirá mantendo diálogos com outras universidades nos próximos dias.