Pesquisador do CESI realiza pesquisa sobre vacas leiteiras em Imperatriz

Por em 1 de dezembro de 2014

“Perfil metabólico de vacas leiteiras na região de Imperatriz” é o tema do importante projeto de pesquisa do médico veterinário, doutor em fisiologia médica e pós-doutor em fisiologia do esforço muscular do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (CESI) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Manoel de Oliveira Dantas.

A pesquisa está sendo desenvolvida com os médios e pequenos produtores de leite da região tocantina, e tem como principal objetivo melhorar a produtividade dos animais, a qualidade do leite e diminuir os riscos de contaminação no uso desse alimento.

Para uma maior segurança, o professor Manoel explica que são examinados 20 animais por semana, 80 por mês e 800 por ano. “O erro alimentar e o desbalanço mineral leva as vacas matrizes ao transtorno da produtividade e da qualidade do leite, sem falar no prejuízo do produtor, além de contaminar as pessoas que consomem o produto”, disse.

De acordo com o pesquisador, as análises mostram que, atualmente, existem alguns problemas com o alimento dos animais e a conservação do leite, o que pode trazer uma série de problemas na ingestão desse produto. “A solução já mostramos para o produtor, por meio de palestras e demonstração de higienização na operacionalização desse trabalho”, explica Manoel.

Ele acredita que muita coisa pode melhorar nesse sentido, o poder público pode contribuir muito para a qualidade do leite produzido nesta região, publicando editais de fomento, voltado para a extensão aqui em imperatriz, oferecendo mais bolsas que possibilitem aos estudantes pesquisadores desenvolverem trabalhos, visando dar mais qualidade ao rebanho leiteiro no município.

O professor Manoel Dantas disse que a pesquisa resultou em seis subprojetos, todos voltados para essa área, com uma assistência aos animais desde um hemograma até uma dosagem bioquímica de insuficiência renal metabólica e proteica, estudos que serão apresentados no Seminário de Iniciação Científica da UEMA (SEMIC), neste mês de dezembro.

Outra pesquisa realizada pelo professor Manoel Dantas de grande impacto social foi o “Projeto cavalo de carroça sadio em Imperatriz”. Nesse estudo, o pesquisador buscou descobrir nos animais sua condição física para o trabalho desenvolvido, por meio de exames eletrocardiograma, parasitológico de fezes, escore de condições corpórea, função epática, função renal e metabolismo proteico.

Naquele período, Manoel explica que atendia, em média, 20 animais por semana, quando todos passavam por análises e, em seguida, medicados com o apoio da empresa Tagrossal, da Secretária de Saúde de Imperatriz, do Laboratório Eurofarma, do CRMV-MA e da UEMA.

O projeto rendeu os prêmios Jovem Cientista e Inovação Tecnológica do Estado do Maranhão, através de uma prótese de borracha colocada no casco animal. Rendeu, ainda, um artigo científico publicado pela Revista Brasileira de Medicina, com expansão internacional, em fevereiro de 2011.