Polo da Uema de Carolina gradua mais de 50 acadêmicos

Por em 5 de dezembro de 2014

No último dia 24, cerca de 50 acadêmicos do Programa Darcy Ribeiro e do Núcleo de Tecnologia para Educação – UemaNet, da Universidade Estadual do Maranhão do Polo Carolina receberam a outorga de grau.

Os novos profissionais foram graduados nos cursos de Ciências, com habilitação em Biologia, Física, Matemática e Química, além de História, Letras e Pedagogia.

Participaram da mesa diretora da cerimônia: a coordenadora Acadêmica do Darcy Ribeiro, Lígia Almeida Pereira; que representou o magnífico reitor da Uema, professor José Augusto Oliveira; o prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá, a coordenadora do Polo de Carolina, Rosane Oliveira e a assessora Técnica do Uemanet, Suelly Falcão, representando a coordenadora do UemaNet, Ilka Serra.

A oradora oficial dos formandos foi a concludente do Darcy Ribeiro, Rejane Mendes de Oliveira. Em seu discurso, ela falou sobre o momento de euforia e satisfação que todos os acadêmicos viviam na noite e dos desafios que terão que enfrentar da colação em diante.

“Nesta etapa seria normal a dúvida e o questionamento sobre o que faremos a partir de agora e sobre o que ensinaremos para os nossos alunos. Mas, ao longo do curso, os professores, além de nos ensinarem os conteúdos do currículo, também transmitiram técnicas e critérios para que tivéssemos segurança e objetividade em nossas decisões. Hoje estamos imensamente felizes e à Universidade Estadual do Maranhão agradecemos a oportunidade de crescer como profissionais e cidadãos, aptos a desempenhar nosso papel de mediadores do conhecimento e cientes do nosso compromisso assumido para com a sociedade”, ratificou.

A paraninfa oficial da cerimônia foi a professora Janete Costa Mahmud e o juramentista foi o formando Sebastião Viana dos Santos.

Para a coordenadora Acadêmica Lígia Almeida, que conferiu o grau aos formandos, a palavra que considerou mais apropriada para o momento foi “Parabéns”. E prosseguiu: “Este é de fato um motivo feliz que nos reúne: a colação de grau é o coroamento de todo o trabalho desenvolvido ao longo destes anos e que representa para o município de Carolina, uma conquista que é resultado de muitos esforços, muita doação e muito empenho”, disse.

Ao final do discurso, a coordenadora Acadêmica incentivou os formandos a continuarem sintonizados à Instituição, bem como seguirem os estudos. “Meu convite é para que vocês permaneçam sintonizados com esta Universidade, com os ideais que cultivaram, com as esperanças que alimentaram, com os planos de realização profissional que arquitetaram e que em muitos casos, incluem um retorno à Uema para aprofundar os estudos em um curso de pós-graduação”, concluiu Lígia Almeida.