Professor do CESI desenvolve projeto que estuda recursos hídricos em Carolina-MA


Por em 5 de dezembro de 2014



A utilização dos recursos hídricos na Chapada das Mesas em Carolina. Este é o foco do projeto intitulado “Parque Nacional das Chapadas das mesas e áreas adjacentes: o sertanejo e o processo mercadológico dos recursos hídricos”, desenvolvido pelo professor Luís Carlos Araújo dos Santos, do Curso de Geografia do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (CESI) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O projeto busca compreender como os sertanejos lidam com as fontes das águas, tendo como principal meta a conservação das fontes. Na pesquisa em campo, é feito o contato com os moradores, momento em que é dada a recomendação para que mantenham protegidas as áreas das nascentes, e também, a vegetação ciliar (ocorrida nas margens de rios e mananciais).

De acordo com o professor Luís Carlos Araújo dos Santos, que é chefe do Departamento de História e Geografia do CESI, o estudo propõe ao poder público a necessidade de regularizar as terras para aqueles que vivem no local há mais de 60 anos.

Além disso, ele e os demais pesquisadores descobriram que os moradores fazem coleta de vários produtos do serrado, como buriti, murici, cajá e bacuri, a fim de transformá-los em polpas das frutas para venda; e no artesanato são produzidas bolsas de couro, cela para cavalo e outros.

 “O papel desses moradores é muito importante, pois aqui eles desenvolvem a agriculturas de subsistência, além de contrubuir para a conservação do Parque e para o desenvolvimento das riquezas da terra”, pontua Luís Carlos.

No campo social, o professor diz que é interessante o aproveitamento dos moradores da região e, que, através de curso profissionalizante, podem trabalhar com excelência na função de guias turísticos.

Palestras

Segundo o professor Luís Carlos, seu projeto tomou bastante notoriedade quando foi apresentado na Semana de Ciência e Tecnologia da Uema, em São Luís. Ele se prepara para apresentações especiais, destinadas as comunidades de Carolina, objeto do estudo realizado com os recursos hídricos.

Estão em andamento ainda outros dois importantes estudos: “A Sub-Bacia do Buriti-cupuaçu: Dinâminas socioterritorias no território de Amarante do Maranhão” e “Estudos das variações de fisionomia das comunidades arbóreas na Sub-Bacia do riacho Barra Grande.



Últimas Postagens