Reunião Técnica da Sociedade Brasileira de Fruticultura reúne pesquisadores e autoridades na Uema

Por em 16 de dezembro de 2014

Na manhã desta terça-feira (16), aconteceu a Reunião Técnica da Sociedade Brasileira de Fruticultura, no prédio do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Uema. A reunião faz parte do planejamento para a realização do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, que será realizado pela primeira vez em São Luís, no ano de 2016.

Participaram do encontro, representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED); da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAGRIMA); da Secretaria de Agricultura Familiar; da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cocais); além de pesquisadores, alunos e professores da UEMA.

A biodiversidade verificada no Estado do Maranhão, aliada a excelência para o cultivo das diversas fruteiras tropicais e o clima temperado do país, com solos e áreas extensas, foram fatores preponderantes para a candidatura e aprovação do Estado para sediar o XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura.

De acordo com o novo presidente do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, Hamilton Santos Almeida, o objetivo das reuniões técnicas, que precedem o evento, é debater os preparativos para a realização do Congresso. “Estamos discutindo o planejamento para a realização do Congresso, que vai ser realizado aqui em São Luís, e que o tema central é ‘Fruteiras Nativas e Sustentabilidade’. O evento busca, antes de tudo, impulsionar a produção e exportação da fruticultura do Estado”, afirmou o docente.

Ainda pela manhã a comissão visitou as dependências da Ceasa, centro de comercialização das principais fruteiras em São Luís e no Estado. A equipe visitará, ainda, no turno da tarde, o Centro de Ciências Agrárias da UEMA, a Fazenda Escola e conhecerá os projetos e pesquisas desenvolvidas pela Universidade, na área das ciências agrárias.