SEDUC e UEMA encerram processo seletivo com tranquilidade

Por em 21 de dezembro de 2014

As provas do Seletivo Classificatório para a distribuição dos alunos na 1ª Série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual no ano letivo de 2015 foram finalizadas pontualmente às 17h, da tarde de hoje (21).

O certame é uma realização da Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (SEDUC), sob a coordenação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Participaram do seletivo, os estudantes que concluíram o ensino fundamental no ano de 2014 e desejam ingressar no ensino médio em 2015, em escolas estaduais em que a demanda de interessados superou o número de vagas ofertadas.

Segundo dados da Comissão de Vestibular da Pró-Reitoria de Graduação (PROG), que coordena o processo, foram contabilizados 23,4% dos candidatos faltosos, da soma total de 10.686 inscritos. Sendo, 1.921 (23,3%) em São Luís; 149 (24,6%) em Caxias; 336 (23,1%) em Imperatriz e 99 (26,6%) em Timon.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Maria Auxiliadora Gonçalves de Mesquita, as atividades do processo classificatório ocorreram dentro da normalidade. “No geral é um processo tranquilo, pois oferece oportunidade aos alunos de escolherem a escola onde eles desejam estudar, porém, mesmo os que não forem classificados no seletivo, serão matriculados em uma escola da rede pública estadual”, ressaltou.

No tocante à parceria entre a UEMA e a SEDUC, a pró-reitora afirmou que “a UEMA, por sua tradição em realizar concursos para selecionar seus estudantes, vem, há alguns anos, trabalhando com a SEDUC na realização do processo classificatório para ingresso de alunos na rede pública estadual. Apesar de ser um seletivo mais simples, com etapa única, todas as normas de segurança e demais providências necessárias são tomadas para o bom andamento do seletivo”, enfatizou.

O gabarito será divulgado amanhã (22), a partir das 17h, e o resultado final no mês de janeiro no site da SEDUC www.educacao.ma.gov.br. As escolas mais procuradas foram o Liceu Maranhense, em São Luís e Graça Aranha, em Imperatriz.