Solenidade de Abertura do XXVI SEMIC

Por em 3 de dezembro de 2014

Na noite dessa quarta-feira (3), no auditório do prédio de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), aconteceu a solenidade de abertura do XXVI Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), com o tema “Pesquisa e Inovação Integradas ao Conhecimento Acadêmico”. O Evento é promovido pela universidade, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAPEAD) e Instituto Superior de Educação Continuada (ISEC).

Na composição da mesa de abertura estavam o vice-reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; o pró-reitor de Administração, Walter Canales Sant’Ana; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Mesquita; a coordenadora de Extensão, Maria José Rabelo Aroucha, representando a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira; o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Roberto Soares, representando o Comitê Externo do CNPq; e o coordenador de Pesquisa da UEMA, William Cardoso.

O professor Gustavo Pereira, em sua fala, destacou o evento como uma ferramenta difusora do conhecimento científico produzido pelos estudantes, o esforço da universidade e a escolha do professor da UEMA, Alex Oliveira de Souza, para o cargo de diretor- presidente da FAPEMA.

“O SEMIC tem um papel simbólico na trajetória de uma instituição que tem o compromisso com o progresso da ciência. A iniciação científica é como um convite que deve ser recebido com energia e entusiasmo para novas descobertas e oportunidades. À universidade cabe o papel de incentivar a produção de conhecimento”, declarou.

E finalizou: “Este é um momento para aplaudirmos o trabalho feito pelos jovens de graduação, eles mostram que a UEMA tem vida, que é dinâmica. Parabéns aos alunos e professores. Que o Seminário só aumente em qualidade a cada edição. Um SEMIC afortunado a todos.”

Já o professor Porfírio Guerra falou do percurso da PPG para atender, de forma coerente, a missão da Uema em oportunizar o fomento da ciência. “Sabemos que a pesquisa é um dos pilares da atividade universitária, em que os pesquisadores buscam produzir conhecimentos, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social, o que se constitui uma das finalidades deste Seminário”, ressaltou.

E acrescentou: “A principal função da UEMA é levar à sociedade o conhecimento nos mais diversos campos do saber, propiciando a formação de profissionais capacitados, não apenas no sentido do ensino acadêmico convencional, mas da formação do homem para a vida, mediante a explicitação de suas potencialidades físicas, intelectuais, morais e sociais”.

O professor Roberto Soares também se pronunciou a respeito do evento e de seu apoio, enquanto avaliador dos trabalhos acadêmicos. “Minha participação no comitê é interessante porque participo da avaliação dos projetos e ainda tenho oportunidade de estar neste momento de consagração.  Este momento em que tudo que foi projetado pelos alunos, orientados pelos professores, está rendendo frutos, com as apresentações. É uma contribuição quantitativa e qualitativa para a UEMA, que ajuda na melhoria da sociedade onde está inserida”, comentou.

Na ocasião, houve o lançamento do Livro digital com resumos dos trabalhos do XXVI SEMIC, apresentado pelo bolsista e graduando do Curso de Ciências Sociais, Tacilvan Silva Alves, que agradeceu o apoio da PPG, CNPq e de administração da UEMA. “O trabalho que fazemos vai além do que fica registrado no papel, nós somos transformados em nossa percepção à medida em que desenvolvemos a pesquisa”, disse.

Também foi lançado o livro intitulado “Nas Trilhas da Antiguidade e Idade Média”, organizado pelas professoras Adriana Maria de Souza Zierer e Ana Lívia B. Vieira e Elizabeth S. Abrantes. “É uma satisfação para nós lançarmos o livro no SEMIC porque tem tudo a ver, já que o livro reúne 65 trabalhos de alunos bolsistas de iniciação científica e professores apresentados durante as edições do Encontro Internacional de História Medieval. Muitas dessas produções resultaram em monografias e até trabalhos de pós-graduação”, explicou a professora Adriana Zierer.

Após a solenidade, teve início a palestra sobre “Retornar é preciso: comentários acerca de viagens científicas”, ministrada pela professora Maria de Fátima Gomes Costa, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMT), que falou sobre a busca científica como uma expedição, na qual é preciso encontrar, descrever, desenhar e catalogar. Para tanto, deu exemplos de sucesso e de perdas nesse processo, enfatizando a necessidade da pesquisa e da publicação científica.

Este ano, são 2009 inscritos no Seminário, que prossegue até o dia 5 deste mês. Serão apresentados 350 trabalhos de bolsistas de iniciação científica e 50 pesquisas voluntárias em forma de pôsteres. O objetivo é envolver os estudantes na produção científica e incentivar a comunidade acadêmica a publicar os resultados dos trabalhos desenvolvidos.