UEMA conclui programação de 13 cursos técnicos na modalidade a distância

Por em 23 de dezembro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), concluiu a programação de 13 cursos de técnicos de nível médio a distância este ano em 25 polos de Apoio Presencial.

Em Janeiro de 2015, cerca de 2.357 alunos serão diplomados nas áreas de Alimentos, Guia de Turismo, Informática, Planejamento e Gestão de TI, Redes de Computadores, Contabilidade, Serviços Públicos, Edificações, Meteorologia, Manutenção Automotiva, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Controle Ambiental. Além desses, outros 1.061 receberão certificados de Qualificação Profissional, somando 3.418 profissionais aptos para o mercado de trabalho.

Os cursos ofertados abrangem, aproximadamente, 85% dos municípios maranhenses e são resultantes de uma parceria entre a UEMA, o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, inseridos na Rede e-TEC Brasil; e também com a Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC), pelo Programa Maranhão Profissional.

De acordo com a coordenadora geral do UEMANET, Ilka Serra, a UEMA conseguiu enfrentar o desafio de ofertar cursos técnicos a distância. “A UEMA é a segunda Universidade Estadual do Brasil a ofertar cursos técnicos a distância. A princípio, a proposta foi surpreendente porque curso técnico a distância era visto com certo preconceito. Não imaginavam como poderiam ser ministradas as aulas práticas, mas desenvolvemos metodologias pedagógicas e infraestrutura com laboratórios nos polos presenciais para atender essa necessidade”, disse.

A professora Ilka falou também que a tecnologia educacional adotada nos cursos técnicos tem servido de exemplo para outras universidades, com resultados positivos para os alunos que participaram dos cursos. “Foi um sucesso. Grande parte dos nossos alunos já está no mercado de trabalho e outros foram aprovados em concursos públicos. Isso mostra o potencial da Universidade em oferecer ensino a distância de qualidade, independente da modalidade, se é graduação, pós-graduação ou curso técnico. Inclusive, outras universidades enviam representantes para conhecer nossa metodologia”, ressaltou.

Para a coordenadora do e-TEC/UEMANET, Eliza Flora Muniz, a união entre a UEMA, o Ministério da Educação e o Governo do Estado oportuniza o desenvolvimento econômico e social do Maranhão. “A promoção de cursos técnicos a distância traduz o compromisso com a formação de profissionais, gerando novas competências técnicas, em interação com uma base científica sólida, capaz de oportunizar trabalho, renda e empreendimentos, bem como a disseminação de conhecimentos tecnológicos em prol do desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, afirmou.

Em 2015, iniciarão novas turmas dos cursos técnicos em Alimentos, Controle Ambiental, Guia de Turismo, Informática, Redes de Computadores, Segurança do Trabalho, Serviços Públicos e Mineração. A aula inaugural está prevista para 31 de janeiro.