Uema e Canal Futura consolidam parceria para o Projeto Maleta Futura

Por em 2 de dezembro de 2014

Durante a manhã desta terça-feira (02), alunos, pesquisadores e representantes de movimentos sociais, reuniram-se no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) para a apresentação do Projeto Maleta Futura, fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão e o Canal Futura.

O Projeto é uma iniciativa do Canal Futura que oferece acesso ao acervo de programas do Canal Futura e indicações de outras fontes audiovisuais (curtas, filmes, documentários, etc.) com ênfase no recorte temático dos programas, valorizando o potencial provocador e reflexivo do acervo.

Durante a apresentação, estiveram presentes: o diretor do CCSA, José Antônio Ribeiro de Carvalho; o chefe do Departamento de Ciências Sociais, José Domingos Cantanhede Silva; a coordenadora de Mobilização do Canal Futura, Maria Correia; e o professor André Lázaro, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O Maleta Futura envolve diferentes etapas de produção que englobam pesquisa de materiais com parceiros nos territórios, escolha dos programas, elaboração de conteúdo do caderno de atividades e confecção da maleta produto. A Maleta Futura consiste em um kit composto por uma seleção, em DVD, de programas do acervo recente do canal feita a partir de recortes temáticos, variando de acordo com a reflexão que se deseja estimular, além de indicações de outras fontes, como filmes, documentários e sites.

Para o diretor do CCSA, José Antônio Ribeiro, a consolidação da parceria entre as instituições traz muitos benefícios para o Estado do Maranhão. “É uma parceria muito importante para a Universidade Estadual do Maranhão. O projeto consegue englobar o tripé do ensino, pesquisa e extensão. Por isso estamos todos de parabéns pela iniciativa”, destacou o discente.

A coordenadora de Mobilização do Canal Futura, Maria Correia, explicou a missão do Futura e como vai funcionar o projeto. “O Canal Futura é, antes de tudo, um Projeto Social de Comunicação. Com a implementação da Maleta Futura intitulada ‘Por que Pobreza?’ a proposta é de contribuir para aprimorar as práticas pedagógicas e o enfrentamento das desigualdades nas escolas através do uso da Maleta e do fortalecimento da atuação em redes das diferentes instituições parceiras”, pontuou a coordenadora.

Educação e Desigualdade

O professor André Lázaro, da UERJ, ministrou a palestra com a temática “Educação e Desigualdade”, que abordou sobre como a questão da pobreza está relacionada à questão da desigualdade no Brasil.

“A sociedade tem falado cada vez mais de Educação. Por um lado, vivemos um momento muito bom na discussão dessa temática, mas, também, vivemos um momento em que é preciso estar preparado para enfrentar o debate educacional e enfrentar os desafios educacionais”, destacou o palestrante.

André Lázaro também levantou, em sua apresentação, questionamentos que encorajaram o debate com os participantes: “O que é a pobreza? Que tamanho ela tem? O que pode fazer a educação para o enfrentamento e a superação da pobreza?”, instigou.

A programação de apresentação do Projeto Maleta Futura continua no turno da tarde, com a realização de oficinas e levantamento de propostas para a realização dos trabalhos.