UEMA lança Curso Aberto sobre Bioética

Por em 23 de dezembro de 2014

Após o sucesso do primeiro MOOC (curso aberto voltado para grandes massas) sobre Negociação, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), lançou no último sábado (20), no auditório do Núcleo, o 2º MOOC da sua Plataforma de Cursos Abertos, que desta vez trata sobre Bioética. O lançamento ocorreu durante a Culminância da Prática Profissional do Curso Técnico em Segurança do Trabalho.

Livre acesso, ritmo de aprendizagem individual, práticas pedagógicas centradas nos alunos, atividades sem regras, restrições ou imposições, gratuidade no acesso à educação e acessibilidade, são alguns dos inúmeros benefícios oferecidos pelos cursos online disponibilizados na plataforma do UemaNet, que já possui mais de 2.600 participantes de 19 estados brasileiros, 144 municípios maranhenses, além de mais 4 países (Estados Unidos, Portugal, Argélia, Venezuela).

O projeto consiste em proporcionar acesso irrestrito aos diversos materiais didáticos na internet – aulas em vídeo, módulos ou cursos inteiros, pesquisas, artigos científicos, livros, outros – preservando apenas os direitos do autor e garantindo que a sua reutilização não aconteça para fins comerciais.

A coordenadora-geral do UemaNet, Ilka Serra, explica o diferencial dos cursos abertos, que se destacam pelo grande potencial participativo, pela flexibilidade e ausência de formalidade.

“A ideia é disponibilizar conhecimentos produzidos na Universidade, propiciando discussões sobre variados temas, de forma livre, dinâmica flexível e participativa, contribuindo assim, para a democratização do ensino”, pontuou a professora. E acrescentou: “Pretendemos aperfeiçoar a nossa plataforma, oferecendo cursos – inclusive de pós-graduação – em diversas áreas do conhecimento”.

A professora Sannya Rodrigues explica a importância e natureza do conhecimento aberto possibilitado pelos MOOCS no mundo inteiro.

“Vivemos na era digital, na sociedade da informação e das redes, de conteúdo aberto e democrático. Por meio dessa eficaz modalidade de ensino permitida pelos Moocs – tendência internacional – visamos garantir amplo acesso aos mais diversos tipos de conhecimento, que circulam no mundo, preparando pessoas, conforme as novas competências educacionais exigidas no século XXI”, enfatizou a professora.

O tema permeia as principais universidades do mundo, entre as quais Havard, Boston, Toronto, Hong Kong e Kyoto, que também disponibilizam cursos gratuitos, por meio de suas plataformas.

SOBRE O CURSO

O curso aberto sobre Bioética possui carga horária de 60 horas, duração flexível e, ainda, com direito a certificado online de conclusão. Dentre os temas a serem discutidos, destacam-se: A questão do aborto, Bioética e experimentação com animais, reprodução humana assistida, e outros.

O conteúdo será ministrado pelo professor e filósofo Ayala Gurgel, por meio de diversos objetos de aprendizagem, tais como videoaulas, textos, podcasts e caderno de estudos.