Uema realiza Cerimônia de Outorga de Títulos e Medalhas

Por em 10 de dezembro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou na noite de ontem (9), na casa de eventos Celebration, a solenidade de Outorga de Títulos de Professor Honoris Causa, Professor Emérito e a entrega de Medalhas Gomes de Sousa de Mérito Universitário.

Compondo a mesa diretora dos trabalhos estavam o presidente do Conselho Universitário (Consun) e reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; o pró-reitor de Administração, Walter Canales Sant’Ana; o pró-reitor de Planejamento, Antônio Pereira e Silva; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves de Mesquita; e a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira.

Em seu discurso, o reitor José Augusto expressou que o momento é de reconhecimento e gratidão. “Referências destacadas em suas áreas de atuação, nossos homenageados têm dedicado parte de suas vidas em favor do desenvolvimento da ciência, da transmissão do conhecimento e da nossa universidade”, comentou.

E complementou: “Na vida, uns trabalham para a glória, outros pelo luxo, outros pelo dinheiro e felizmente, há um contingente que trabalha pelo ideal, pela construção de um mundo melhor, pela verdade, pela sociedade e pelo próximo. Estes últimos são imprescindíveis! Neste grupo incluo os que, acertadamente, estão sendo homenageados pelo Conselho Universitário neste dia. Parabéns aos homenageados por tudo que fizeram pela Uema e pela educação no estado do Maranhão”.

Em nome de todos os homenageados, o professor Francisco Marialva Mont’Alverne Frota, que recebeu o título de Professor Emérito, agradeceu pelo reconhecimento dispensado àqueles que cumpriram a missão de contribuir com o desenvolvimento da sociedade. “O Consun, atento ao que foi feito, tem reconhecido, hoje, o mérito de incorporar nomes que alevantam o nome da instituição. Sinto-me coroado pelo meu devotamento de 35 anos à nobre causa da educação promovida pela Uema. Em nome de todos os titulados, transmito os agradecimentos à universidade”, declarou.

Para o vice-reitor Gustavo Pereira, a concessão das honrarias foi justa e valiosa para a própria universidade. “Nesta noite pudemos prestar homenagens a pessoas e instituições que emprestaram um pouco de suas energias e trabalho para ajudar no crescimento da Uema. Soma-se a isto, a homenagem que o professor José Augusto prestou a todos os gestores que colaboraram na sua gestão. Quando a universidade rende homenagens a pessoas de tão elevado valor, essa honra volta para a própria Instituição, eu fico muito feliz por isso”, afirmou.

O chefe de gabinete da Reitoria Raimundo Rocha, um dos homenageados, também comentou sobre a solenidade: “Hoje a Uema completa 100 anos de existência, um marco na história da instituição. O reitor e amigo, José Augusto, foi iluminado para prestar esta homenagem a todos aqueles que contribuíram de maneira significativa para o seu reitorado. Esta homenagem, que também recebi, é o reconhecimento pelo trabalho de todos que estiveram com ele durante seus dois mandatos”.

Receberam honrarias pelos relevantes serviços prestados à sociedade, à comunidade acadêmica e pelo empenho em prol do desenvolvimento científico, e tecnológico, aproximadamente 49 personalidades e instituições. Dentre elas, professores, ex-professores e representantes das Academias Maranhense de Ciências, de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Além das honrarias oficiais, o professor José Augusto também homenageou a todos os gestores e funcionários que o acompanharam durante os 8 anos de reitorado, que se encerra este ano.