UEMA realiza colação de grau no Polo Darcy Ribeiro de Grajaú

Por em 5 de dezembro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão realizou no dia a colação de grau dos acadêmicos do Programa Darcy Ribeiro do Polo de Grajaú e do UemaNet. Ao todo, 87 acadêmicos receberam a outorga de grau da pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves de Mesquita, que no ato representou o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira.

Os concluintes são dos cursos de Ciências (Química, Física, Matemática e Biologia), História e Filosofia.

Participaram da solenidade a supervisora de Práticas do Darcy Ribeiro, Janaina Gomes Dantas, representando a coordenadora Geral do Programa, Andrea Azevedo Cutrim, a diretora do Centro de Estudos Superiores de Grajaú (CESGRA), Iracilda de Sousa Falcão, a professora Maria do Socorro Prado, representando a coordenadora do UemaNet, Ilka Serra, o secretário municipal de Educação, Rodrigo Guará Nunes, representando o prefeito de Grajaú, Junior de Sousa Otsuka e a coordenadora do Polo de Grajaú do Darcy Ribeiro, Edilma Coelho de Carvalho.

Para a oradora oficial da noite, Roselene de Sousa Costa, a colação de grau representa o resultado de uma busca incessante pelo conhecimento, que permite ao cidadão autonomia para participar ativamente da sociedade e transformá-la. “Acreditamos na possibilidade de mudanças e nos comprometemos em colaborar seriamente na área educacional, pois é a educação que transforma o cidadão. Por acreditar em um Brasil melhor, onde professores e alunos sejam respeitados e dignificados, é que estamos aqui para fazermos diferente e levar para dentro do ambiente escolar o que aprendemos durante esses anos de estudo”, afirmou a concluinte.

Segundo a paraninfa da noite, professora Joseilza Lima Felipe, a conclusão do curso superior é o começo de uma longa caminhada a ser percorrida, pois outras atividades profissionais, pesquisas, especializações, mestrados e doutorados devem ser iniciados.

O juramentista da noite foi o formando Francisco Fernando da Silva.

A diretora do Centro de Estudos Superiores de Grajaú, Iracilda Falcão, ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento do país e afirmou que a colação de grau representa “a construção de uma nova realidade a partir de profissionais que investiram tempo, talento e esforço para chegarem neste dia”.

A supervisora de Práticas do Darcy Ribeiro, Janaina Gomes Dantas, afirmou que é uma honra para a Uema formar profissionais qualificados para um mercado de trabalho cada vez mais exigentes, além de contribuir para a formação de novos cidadãos.

A pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves de Mesquita, parabenizou os acadêmicos pela conquista e incentivou a continuar os estudos. “Encerramos uma etapa da nossa vida, a graduação, mas iniciam outros voos, que, ao sair daqui, vocês já estejam pensando na especialização, no mestrado ou no doutorado, creio que todos podem alcançar se buscarmos os caminhos”, concluiu Maria Auxiliadora.