UEMA realiza outorga de grau de mais de 100 formandos em Loreto

Por em 10 de dezembro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou na última quinta, 04, a Colação de Grau dos formandos do Polo Darcy Ribeiro de Loreto. Mais de 100 novos professores foram graduados pela Instituição nos cursos de Ciências (Biologia, Física, Química e Matemática), História e Letras.

A cerimônia contou com a presença do Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto Silva Oliveira, do Prefeito de Loreto, Germano Martins Coelho, da Coordenadora Geral do Programa, Andrea Christina de Azevedo Cutrim, da Diretora do Centro da UEMA de Balsas, Terezinha de Jesus Maria Lima, da Coordenadora do Polo, Maria Lúcia Silva, entre outras autoridades.

Eloquente em seu discurso, o Prefeito Germano Martins Coelho agradeceu a Universidade Estadual do Maranhão, em nome do professor José Augusto, por acreditar e fazer acontecer o sonho de centenas de jovens e adultos de cursar o ensino superior na cidade de Loreto. Para ele, o Programa Darcy Ribeiro é a confirmação de que a educação superior pode estar presente em todo o Estado, transformando a realidade e a história da sociedade maranhense.

O Reitor José Augusto ratificou em sua fala, que o Darcy Ribeiro é também um sonho que ele pôde concretizar por intermédio da UEMA. “O prefeito Germano Coelho compreendeu a importância da educação superior no processo de construção e desenvolvimento de uma sociedade melhor no seu município e nas cidades circunvizinhas, viabilizando, junto à UEMA, a implantação do Programa Darcy Ribeiro em Loreto”, disse.

Segundo José Augusto, para quem se dedicou ao longo de anos à UEMA e ao processo de gerenciamento da Instituição, não há felicidade maior do que estar, nesta reta final do seu reitorado, realizando as colações de grau de mais de 2.400 formandos da Universidade. “Esse momento é de alegria, entusiasmo, emoção, é um momento de plenitude, de felicidade. Sinto-me imensamente feliz por estar entregando ao mercado de trabalho profissionais tão qualificados”, destacou.

A oradora oficial dos formandos foi a concludente Luana Ribeiro Bringel; o paraninfo representante dos demais docentes foi o Luis Alberto Falcão Bezerra Filho e; a juramentista foi a formanda Maria da Conceição Alves de Oliveira.

Ao final da cerimônia, o Reitor homenageou o Prefeito com uma placa de agradecimento pelo apoio para a formação superior de professores neste município, por meio do Programa Darcy Ribeiro da UEMA.

Déficit de docentes no País

A coordenadora Geral do Programa, Andrea de Azevedo Cutrim, levou aos formandos dados importantes sobre o déficit de professores em todo país. Com base no Censo Escolar 2013, apenas 33% dos professores que trabalham nas séries finais de ensino fundamental têm licenciatura na área em que atuam. No ensino médio, a porcentagem é de 48%. Assim, o Brasil tem 458 mil professores sem diploma de Ensino Superior, correspondendo a 22% do total de docentes em atividade, portando, há carência de 150 mil professores no país.

Foi trabalhando com essa perspectiva que foi concebido o Programa Darcy Ribeiro. “O intuito do professor José Augusto com o Programa é o de suprir a extrema carência de professores do estado do Maranhão”, concluiu.