XXVI SEMIC encerra atividades com premiação de trabalhos apresentados

Por em 9 de dezembro de 2014

Iniciadas no dia 03 de dezembro, as atividades do XXVI Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foram encerradas na última sexta-feira (05), no auditório do prédio de Ciências Biológicas. Com o tema “Pesquisa e Inovação Integradas ao Conhecimento Acadêmico”, o evento buscou incentivar a produção científica dentro da universidade, premiando os melhores trabalhos apresentados durante três dias de programação.

A mesa de encerramento contou a com a presença do reitor José Augusto Silva Oliveira; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra e do coordenador de Pesquisa da universidade, Willian da Silva Cardoso.

O evento foi realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAPEAD) e do Instituto Superior de Educação Continuada (ISEC).

Durante a cerimônia, o reitor José Augusto reiterou a importância da participação dos bolsistas de iniciação científica no crescimento da universidade e do Estado do Maranhão. “Este Seminário gera troca de experiências e o exercício da convivência, o que os compromete com a geração do conhecimento e, portanto, possibilita que sua formação profissional se fortaleça. Desejo que a Uema tenha cada vez mais sucesso e esteja sempre a serviço da sociedade”, afirmou.

De acordo com o professor Willian da Silva Cardoso, “vamos sempre fazer pesquisa dentro da Uema, pois sabemos que a iniciação cientifica é um divisor de águas na vida dos estudantes e dentro da instituição”.

Na cerimônia, foram premiados trabalhos de iniciação científica, apresentados nas modalidades, oral e pôster. Na oportunidade, bolsistas que se destacaram no desenvolvimento da pesquisa durante o ano receberam placas de homenagem e menção honrosa.

Os trabalhos premiados foram avaliados por professores integrantes do Comitê Institucional do SEMIC e por um grupo de professores bolsistas de produtividade do CNPq que, utilizando critérios de rigor científico, escolheram os melhores projetos financiados pelos órgãos de fomento à pesquisa, como FAPEMA, CNPq e UEMA.

Itens como a apresentação dos resultados e a adequação teórica e metodológica foram preponderantes na avaliação das pesquisas, julgadas de acordo com a área de conhecimento e a instituição de fomento mantenedora do Programa de Iniciação Científica (Pibic), que financia os projetos.

Além das apresentações dos trabalhos em pôsteres e orais, os participantes também puderam ampliar seus conhecimentos por meio de minicursos e palestras, oferecidos durante os três dias de evento.

Este ano, foram 2009 inscritos no Seminário com a apresentação de 350 trabalhos de bolsistas de iniciação científica e 50 pesquisas voluntárias em forma de pôsteres. O objetivo foi envolver os estudantes na produção científica e incentivar a comunidade acadêmica a publicar os resultados dos trabalhos desenvolvidos.