Reitor da UEMA prestigia posse do novo presidente da FAPEMA

Por em 6 de janeiro de 2015

Posse do ProfO reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa, acompanhado do vice-reitor Walter Canales Sant’Ana, participou, ontem (05), da posse do novo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Alex Oliveira de Sousa, no auditório daquela instituição.

Compareceram também à cerimônia a prefeita do Campus Paulo VI, Fabíola Aguiar; o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Serra; a pró-reitora de Graduação, Andréa de Araújo; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra; professores e funcionários da UEMA.

A leitura do termo de posse foi feita pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Bira do Pindaré, que falou da importância do atual momento político e das mudanças que virão, além de ressaltar a contribuição da FAPEMA em conjunto com outras organizações. “O presidente que acaba de ser empossado tem, neste momento, a consolidação de um reconhecimento do governador à nossa Universidade Estadual, por ser o primeiro acadêmico da UEMA a ocupar este cargo. Tenho certeza que a FAPEMA, juntamente as instituições aqui representadas, vão conduzir algo muito especial para nossa história e dar sua cota de colaboração a este momento único. Acredito que o Maranhão nunca mais será o mesmo. Parabéns, professor Alex!”, parabenizou.

Após a assinatura do termo, o presidente Alex Oliveira relatou sobre sua trajetória acadêmica e anseio de ajudar no desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão. “A pesquisa faz parte da carreira do professor, então quando o professor é convidado a assumir um desafio deste porte, ele sente-se perseguindo seu objetivo. A pesquisa é intrínseca ao ensino, à extensão e à caminhada docente. Eu, como professor da UEMA, sinto-me grato por receber este convite do governador Flávio Dino. A FAPEMA terá um papel importante de fomento, ajudando aos professores a produzir seus projetos de pesquisa e atender, na medida do possível, o interesse da comunidade acadêmica”, enfatizou.

Já o reitor Gustavo Costa falou que o momento é simbólico para a Universidade e elogiou o novo presidente. “A escolha do professor Alex tem importância capital para a implementação de políticas contundentes a favor da pesquisa e do desenvolvimento científico e tecnológico. Ele reúne todos os requisitos que a FAPEMA exige e terá o apoio da UEMA, que é a casa dele, e também de outras instituições. A Fundação tem crescido a cada ano, com o desenvolvimento de novas atividades, ampliando o incentivo à pesquisa. O nosso prognóstico é animador”, finalizou.

Dentre as ações da nova presidência estão a reorganização dos editais da instituição em forma de projetos, programas e linhas de ação para facilitar a comunicação e o acesso dos pesquisadores. Além disso, serão dinamizadas as formas de dar transparência a todas as bolsas de pesquisa, ensino, apoio técnico e produtividade.Posse do Prof1