Empossados novos Diretores de Centro da UEMA

Por em 14 de janeiro de 2015

Posse dos Diretores de Centro    O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa, empossou ontem (13), no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), nove diretores de Centro da capital e dos campi do continente eleitos para o quadriênio 2015-2018.

Participaram também da solenidade o vice-reitor Walter Canales Sant’Ana; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Alex Oliveira; e o secretário de Estado de Projetos Especiais de Cidades, Raimundo Nonato Negreiros Vale.

Na ocasião, foram apresentados os novos pró-reitores de Planejamento, Antônio Roberto Serra; de Administração, Gilson Martins Mendonça; de Graduação, Andréa de Araújo; de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche Galves; e de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra, que também fizeram parte da mesa de autoridades.

Em seguida, o reitor deu posse aos diretores de Centro eleitos: Ana Lúcia Cunha Duarte, do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN); Jorge de Jesus Passinho e Silva, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT); Francisca Neide Costa, do Centro de Ciências Agrárias (CCA); Raimundo Calixto Martins Rodrigues, do Centro de Estudos Superiores de Grajaú (CESCGRA);  Rasilma Soares Bauer, do Centro de Estudos Superiores de Bacabal (CESB); Josimar Carvalho Porto, do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês (CESSIN); Luciano Façanha Marques, do Centro de Estudos Superiores de Balsas (CESBA); Paulo Henrique Aragão Catunda, do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (CESI); e Valéria Cistina Soares Pinheiro, do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC).

Em seu pronunciamento, professor Gustavo falou das mudanças na escolha dos gestores da Universidade. “Este momento é histórico por duas razões: a primeira é a culminância de um ato formal de posse de candidatos que foram legitimados pelas urnas, atendendo a vontade de suas comunidades, sendo assim, o ato reitoral é apenas de respeito ao desejo destas comunidades, isso por si só já se investe de um simbolismo. A segunda razão é que, certamente, nós vivenciamos em dezembro as últimas eleições da UEMA nas quais os cargos de Centro, Curso e Departamento foram objeto de lista tríplice. O processo será diferente, continuará democrático e participativo, mas não com esse requisito impeditivo que inviabiliza as eleições nestes espaços”, revelou.

Além disso, alertou sobre o fundamental papel dos gestores neste novo momento da UEMA. “Liderar é uma tarefa grandiosa. Cada eleito recebe a delegação de responsabilidade do Estatuto da UEMA para fazer cumprir aquilo que os Conselhos Superiores deliberam como sendo nossas políticas maiores e diretrizes de orientação institucionais. A UEMA tem pressa, temos desejo de fazer acontecer e não podemos tardar, não podemos hesitar. Que todos os gestores tenham capacidade de exercitar o diálogo e a capacidade de ouvir, sem perder de vista que precisam decidir”, disse.

E acrescentou: “Eu quero dizer para os diretores boas-vindas neste novo momento. Refiro-me a um novo momento no Brasil e no Estado do Maranhão, e dizer que a nossa instituição, na esteira deste processo de transformação social e política, está inserida por inteiro na sua capacidade de responder às demandas que diariamente batem à sua porta”.

Ele aproveitou a oportunidade para designar a professora Regina Célia de Castro Pereira como a nova coordenadora do Programa Darcy Ribeiro, na segunda etapa do programa.

Já a pró-reitora Andréa de Araújo desejou sorte a todos que estão participando da nova gestão. “Temos sido desafiados, o Maranhão tem pressa, todos nós da administração superior, nas pastas meio e fim, estamos juntos no propósito de construirmos coletivamente uma universidade melhor. Agradecemos a oportunidade e a confiança. Reiteramos os votos de um ano profícuo de realizações para todos”, saudou.

Em nome de todos os empossados, o professor Paulo Henrique Catunda falou da alegria de trabalhar na universidade, da motivação e receptividade das pessoas que fazem parte do quadro de funcionários. “Eu trabalho em um lugar onde as pessoas gostam de mim. Agradeço a todos vocês e vamos compartilhar esta alegria ao longo dos quatro anos que virão. Desejo a todos os diretores um bom trabalho para que a UEMA cresça cada dia mais”, disse.

Na ocasião, foi apresentado pelo diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Luís Carlos Fonseca, o design do novo site da UEMA, que agora apresenta também a versão mobile, com interface própria para navegação em smatphones e tablets.

Apresentação de Pró-Reitores e Diretores de Centro Empossados