Professor Gustavo Costa toma posse como reitor da UEMA

Por em 5 de janeiro de 2015

Posse Reitor da UEMA(1)A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, na noite de ontem (2), no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), a solenidade de transmissão de cargo e posse dos professores Gustavo Pereira da Costa, no cargo de reitor; e Walter Canales Sant’ana, no cargo de vice-reitor, para o quadriênio 2015-2018.

Compuseram a mesa de honra o reitor José Augusto Silva Oliveira (como presidente do CONSUN), os membros do Conselho Universitário, professores Porfírio Guerra, pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis; Andréa de Araújo, pró-reitora de Graduação; Marcelo Cheche, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Antonio Roberto Serra, pró-reitor de Planejamento; o governador do Maranhão, Flávio Dino; o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Edilson Baldez das Neves.

Também prestigiaram o momento, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado; o reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Francisco Roberto Brandão; o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar; a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres; o presidente da FAPEMA, Alex Oliveira; o deputado estadual Bira do Pindaré; membros do poder judiciário, autoridades, diretores de Centros, professores, servidores, alunos da UEMA e convidados.

Depois dos ritos da transmissão de cargo, o ex-reitor José Augusto Silva Oliveira, emocionado, relembrou o trabalho realizado em seus dois mandatos. “Fui reitor de uma universidade que não é só minha, mas dos seus Conselhos, de seus professores, de seus alunos, e de toda comunidade acadêmica. Comandei uma universidade de todos, e sinto-me honrado pela escolha que me foi dada e uma felicidade indescritível pelo que fiz”. Ele também saudou ao novo reitor e ao novo vice-reitor, dando-lhes boas-vindas e desejando um trabalho de muitas realizações e desenvolvimento. “É preciso navegar rumo ao futuro, é preciso olhar e caminhar para frente, na certeza de um crescimento responsável, coerente e de qualidade na UEMA”, disse.

Em seu discurso, o reitor Gustavo Pereira homenageou os reitores que o antecederam, ressaltando o fundamental trabalho desenvolvido por cada um, para construir a universidade que está recebendo e, em especial, ao trabalho do ex-reitor José Augusto. “Em seu reitorado, o professor José Augusto foi o reitor da qualidade e serviu incansavelmente à UEMA. Em sua gestão foram notáveis os progressos na melhoria da infraestrutura, no aperfeiçoamento na formação de professores, na qualificação do corpo docente, no surgimento dos programas de pós-graduação e no emprego de modernas tecnologias educacionais”.

Em seguida, falou do seu sentimento nesse novo trajeto. “Sinto-me extremamente honrado pela distinção que recebi da comunidade universitária, ratificada pela expressiva voz das urnas, delegando-me a tarefa de conduzir esta instituição nos próximos quatro anos. Para responder aos grandes desafios de dirigir a UEMA, contarei com a competência, a dedicação e a solidariedade do professor Walter Canales, que generosamente acolheu o convite para me acompanhar nesta caminhada, e fortalece-me também a confiança que tenho na equipe de trabalho que assume a reitoria ao meu lado”.

Além disso, o professor reiterou que a universidade, com 33 anos de existência, traz ao longo de sua trajetória uma história de progresso. “A UEMA vem consolidando sua presença e sua atuação em todas as regiões deste vasto território maranhense. É uma universidade que amadurece reconhecidamente nos campos da pesquisa, do ensino e da extensão. Nossa comunidademulti-campi abrange 32 mil estudantes, 837 docentes permanentes, e 424 servidores técnico-administrativos. É uma comunidade viva, dinâmica e capaz de produzir sempre mais”.

Ele foi aclamado ao defender que a universidade é uma instituição essencial para o desenvolvimento do estado. Oportunamente, o governador Flávio Dino o cumprimentou e colocou-se à disposição para atender às necessidades e reivindicações da UEMA. “Além dos deveres acadêmicos que desempenho com gosto, estou aqui também por um dever como governante, para conversar, dialogar permanentemente com a comunidade da universidade do povo do Maranhão. Esta instituição tem realizado um gigantesco projeto de transformação da realidade educacional e social em nosso estado”, finalizou.

Confira abaixo a relação dos novos Pró-Reitores:

Pró-Reitor de Administração – Prof. Gilson Martins Mendonça

Pró-Reitor de Planejamento – Prof. Antônio Roberto Serrra