CNPq tem novo presidente

Por em 22 de fevereiro de 2015

CNPQ - Cópia

O professor Hernan Chaimovich

O bioquímico Hernan Chaimovich é o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em substituição ao biofísico Glaucius Oliva, que assumiu a presidência do CNPq em 2011. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União.

Hernan Chaimovich graduou-se na Universidad de Chile em 1962. Ele vem atuando na política científica nacional e internacional com pesquisas, publicações, participação em conselhos e ocupando posições executivas.

Fez doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) na Universidade de São Paulo (USP), concluindo em 1979. Suas pesquisas na área de Bioquímica concentram-se em físico-química orgânica, estudando sistemas biomiméticos, em particular estrutura de micelas e vesículas, catalise micelar e enzimática.

Em sua carreira, foi professor titular do Instituto de Química da USP, chefe do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP, pró-reitor de Pesquisa da USP e diretor do IQUSP.

Para assumir a presidência do CNPq, deixou a coordenação do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e a vice-presidência da Academia Brasileira de Ciências (ABC).