Deputados Waldir Maranhão e Pedro Fernandes visitam a UEMA


Por em 20 de fevereiro de 2015



IMG_9248

O reitor Gustavo Costa com os deputados Waldir Maranhão, Pedro Fernandes e assessores da Reitoria

Na tarde dessa quinta-feira (19), o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão Cardoso e o deputado federal e líder da Bancada Maranhense, Pedro Fernandes estiveram na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), para uma visita de cortesia, ocasião em que foram recebidos pelo reitor Gustavo Pereira da Costa e pelos pró-reitores Antônio Roberto Serra (Proplan), Andréa de Araújo (PROG) e Porfírio Candanedo Guerra (Proexae).

Na sala de reunião, os gestores da UEMA e os parlamentares trataram sobre a educação no âmbito estadual e sobre a importância da Universidade no processo de desenvolvimento da sociedade maranhense. Além disso, conversaram sobre ações que podem ser realizadas para a expansão da instituição no interior do estado, bem como a contribuição para esse processo da união de forças com o poder público, por meio da aproximação com a Câmara dos Deputados e Governo Estadual.

IMG_9276

O reitor Gustavo Costa com os deputados Waldir Maranhão, Pedro Fernandes e a professora Terezinha Bogéa

Sobre a mudança no cenário educacional e suporte promovido pela Universidade, o parlamentar Waldir Maranhão,
que também é professor da UEMA, comentou: “O Governo do Estado quer mudanças positivas para o Maranhão e para a UEMA, da qual sou fruto, assim como para as demais instituições de ensino, que tem um papel fundamental na democratização do saber em qualquer espaço geopolítico, seja no vale, na periferia ou no povoado. A Universidade precisa ter uma agenda legislativa para debater sobre a educação com os deputados e expor as necessidades nesse âmbito, isso pode viabilizar emendas tanto individuais quanto de bancada para o atendimento das demandas”.

O reitor Gustavo Costa falou que a visita foi proveitosa porque traz benefícios para a educação maranhense ao abrir portas para um diálogo mais profundo entre a Universidade e os parlamentares sobre essa questão. “O professor Waldir Maranhão, com sua experiência da época de reitor na UEMA, envolvido há anos na área da educação, junto com o deputado Pedro Fernandes, que é bastante atuante neste assunto também, vieram dar suas contribuições, na intenção de inserir a UEMA como uma prioridade dessa discussão, tanto na esfera nacional quanto no Governo do Estado. Então é importante essa aproximação da classe política”, disse.

IMG_9279

O reitor Gustavo Costa, pró-reitores e assessores recebem, no prédio da Reitoria da UEMA, os deputados Waldir Maranhão e Pedro Fernandes

Ao final da reunião, o professor propôs também retribuir a visita feita pelos deputados para dar continuidade às discussões, apresentando dados e propostas da Universidade, a fim de construir coletivamente planos para melhorias da instituição e da educação como um todo no Maranhão.

 

 

 

 

Por: Débora Souza

Fotos: Andriolle Araújo



Últimas Postagens