Governador Flavio Dino recebe Administração Superior da UEMA

Por em 1 de fevereiro de 2015

Foto Gustavo1 - Cópia

O reitor Gustavo Costa e sua equipe reunidos com o governador Flávio Dino no Palácio dos Leões para discutir o crescimento do estado

A Administração Superior da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi recebida em audiência, na tarde de sexta-feira (30), no Palácio dos Leões, pelo governador Flávio Dino. O reitor registrou o fato de que, após seis anos sem receber os gestores da UEMA em audiência, o chefe do Poder Executivo abriu o diálogo ainda no primeiro mês de Governo.

Estiveram presentes o reitor Gustavo Pereira da Costa;  o vice-reitor Walter Canales Sant’ana; os pró-reitores Marcelo Cheche Galves (Pesquisa e Pós-Graduação), Roberto Serra (Planejamento), Andrea de Araújo (Graduação), Porfírio Candanedo Guerra (Extensão e Assuntos Estudantis) e  Gilson Martins Mendonça (Administração), além do chefe de gabinete da reitoria, César Choairy.

O objetivo da reunião foi entregar ao governador um documento intitulado “UEMA: a universidade de todo o Maranhão”, contendo um diagnóstico da situação atual da universidade, destacando sua presença em todas as regiões do território maranhense, além de um plano de investimentos para os próximos quatro anos e de metas de desenvolvimento institucional. O documento expõe, também, formas de atuar em parceria com o Governo do Estado para melhorar os indicadores educacionais em diversos municípios, mas com foco mais concentrado nas cidades que integram o Plano de Ação ‘Mais IDH’.

Foto Gustavo2 - Cópia

O reitor Gustavo Costa, pró-reitores e o chefe de gabinete da reitoria, são recebidos pelo governador Flávio Dino

A proposta foi apresentada pelo professor Gustavo Costa ao governador Flavio Dino, que aprovou a ideia. “A obra em prol da Educação é o nosso maior desafio e o que de melhor o Governo pode fornecer aos maranhenses”, destacou Flávio Dino durante a reunião.

Também foram discutidas as possibilidades de contribuição dos estudos realizados pela universidade para áreas estratégicas do estado e a ampliação da atuação da UEMA. Segundo o governador, a previsão de investimentos na Universidade Estadual em 2015 é de R$ 30 milhões. Outros pontos tratados na reunião: a nomeação de 53 professores, decorrentes de concursos já homologados; a realização de concurso público para as carreiras docente e técnico-administrativa; melhorias na infraestrutura dos campi; criação da carreira de professor associado; a delegação ao reitor para nomear professores e servidores concursados, entre outros.

O reitor Gustavo Costa destacou, “hoje tivemos a satisfação de apresentar ao governador um documento que ele conclamou que a UEMA elaborasse no dia da transmissão de cargo de reitor. É um documento consistente, que traz um diagnóstico detalhado da universidade, onde ela está presente, seus campi e polos, suas potencialidades, os cursos que oferece e, ao mesmo tempo, apresenta as demanda da instituição para os próximos quatro anos, com um plano de investimentos para esse quadriênio”.

“Além disso, apresentamos metas institucionais de ampliação do número de vagas, investimento na formação dos
nossos professores e ampliação do número de cursos de mestrados e doutorados. Metas que dimensionamos a partir de um plano de investimentos bem razoável. Vejo como um sólido e importante mapa de navegação para a UEMA nos próximos anos. Tivemos uma grande acolhida do governador, que mostrou-se muito receptivo às nossas ideias. A UEMA se sente devidamente reconhecida pelo Governo do Estado e apoiada nos seus propósitos”, enfatizou o reitor.

Foto Gustavo3 - Cópia

Representantes da UEMA entregam documento sobre a instituição ao governador Flávio Dino no Palácio dos Leões

O governador Flávio Dino declarou que “a Universidade Estadual do Maranhão trouxe na tarde de hoje, um documento coerente com sua visão acerca do desenvolvimento do Maranhão, próprio de uma instituição que muito pode contribuir para esse novo ciclo que o estado vivencia. Dados técnicos acerca da presença e da atuação da universidade no território maranhense, portanto, um subsídio fundamental para o planejamento da nossa ação administrativa envolvendo a UEMA e as políticas públicas de estado”.

“Apresentou, também, uma agenda positiva para o ano de 2015, e alguns itens indo até o planejamento de 2018. Destaco o compromisso assumido aqui com o professor Gustavo e toda sua equipe de fazer uma análise técnica com os secretários das áreas e, no prazo de 15 dias, chamar novamente o reitor para que possamos definir os encaminhamentos práticos voltados à consecução da agenda. O que posso antecipar é que é uma agenda que está perfeitamente alinhada com os objetivos do Governo, voltados à promoção da justiça social e do desenvolvimento para todos. Creio que teremos muitas iniciativas positivas e boas notícias para anunciar em breve, para toda a comunidade universitária da UEMA”, finalizou Flávio Dino.

Por: Karla Almeida