Governo promove seminário para fortalecimento do Ensino Médio no Maranhão

Por em 24 de fevereiro de 2015

Autoridades na mesa de abertura do evento

Teve início na manhã desta terça, 24, o II Seminário Estadual do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que reuniu um público de mais de 700 pessoas no Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão.

Participaram da abertura do evento o Vice-Governador do Estado, Carlos Brandão, a Secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, o Reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, o Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa, a Coordenadora Geral da Formação Continuada de Professores e Coordenadores Pedagógicos no âmbito do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, Lindalva Maciel, além de vários atores da ciência e da educação estadual.

Instituído pelo Ministério da Educação em 2013, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, representa a articulação e a coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais e distrital na formulação e implantação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro, em suas diferentes modalidades, orientado pela perspectiva de inclusão de todos que a ele tem direito.

Mais de 700 pessoas participaram do Seminário

Segundo o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, o plano nacional de fortalecimento do ensino médio é um grande esforço de articulação das instituições; a priori, das universidades federais e secretarias estaduais. Mas, no âmbito dos estados, as universidades estaduais e as demais entidades e sindicatos acabam se inserindo nesse processo.

“A UEMA por meio de seus programas de formação de professores e seus cursos, contribui para essa escala de valor que vem sendo construída na perspectiva de uma formação continuada de professores; a Instituição tem colaborado também para a discussão das diretrizes curriculares para o ensino médio. O fortalecimento do ensino médio é uma bandeira que a UEMA também precisa assumir, pois reflete diretamente na qualidade dos ingressantes dos nossos cursos. Colocamo-nos à disposição não apenas da UFMA, mas, sobretudo, da SEDUC com quem já estamos realizando debates para ampliar o leque de políticas e convergência para formação de professores”, frisou o Reitor Gustavo Costa.

A Secretária de Educação, Áurea Prazeres, acredita que as instituições estaduais e federais podem fazer uma significativa aliança em prol do fortalecimento da educação no ensino médio. “Nós podemos fazer uma aliança brilhante e significativa. Tanto a UEMA quanto a UFMA poderão consolidar a formação continuada em dois eixos importantes: a pesquisa e o letramento nas diversas áreas como um conjunto de saberes e de projetos pedagógicos”, disse.

Ela afirmou ainda que esse é o momento de avançar e extinguir os indicadores negativos existentes no Maranhão. “Não podemos mais deixar nosso alunos à mercê de determinadas condições: à mercê da distorção idade/série, à mercê da não possibilidade de ler, escrever, interpretar e fazer uso social da leitura e da escrita. Eu acredito absolutamente no professor. Nós podemos fazer a transformação, nós temos sim condições de avançar”, avaliou.

Ainda pela manhã, aconteceu a Mesa Redonda ‘Organização do trabalho pedagógico – etapa II – Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio, mediado pela professora Lindalva Maia Maciel. E durante todo o dia palestras, mesas redondas e apresentações culturais compuseram a programação do evento.

Vice-governador do Estado, Secretária de Estado da Educação e Reitor da UEMA após abertura do evento

Encontro com Formadores Regionais e Orientadores de Estudo

Entre os dias 25 e 26, será realizado o Encontro com Formadores Regionais e Orientadores de Estudo, no Centro Pedagógico Paulo Freire da Cidade Universitária. Os formadores e orientadores de estudo vão compartilhar experiências, promover intercâmbio de conhecimento e receber mais orientações sobre a próxima etapa do Pacto no Maranhão.

“Defendemos a formação continuada de professores como uma política permanente de estado e mediante o Pacto temos a certeza de que essa política se efetivará no âmbito do nosso país”, concluiu a coordenadora Geral da Formação Continuada de Professores e Coordenadores Pedagógicos no âmbito do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, Lindalva Maciel

Por: Walline Alves

Fotos: Edson Ferreira