Projeto de transformação do C.E Paulo VI em escola de aplicação da UEMA é debatido nesta sexta

Por em 13 de fevereiro de 2015

Secretária Adjunta de Ensino da Seduc, Vice-Reitor da UEMA e professores durante reunião

Na manhã desta sexta, 13, representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Universidade Estadual do Maranhão reuniram-se para tratar do projeto de transformação do Centro de Ensino Médio Paulo VI em escola de aplicação da UEMA.

A área da escola foi cedida à Seduc em contrato de comodato pela Universidade Estadual no ano de 2002 e desde então se tinha a expectativa de fazer do C.E Paulo VI um laboratório vivo da UEMA, onde ações de licenciaturas e projetos de extensão e pesquisa pudessem ser desenvolvidos. No entanto, segundo a Pró-Reitora de Graduação, Andrea de Araújo, ainda que nesse período tenham ocorrido algumas iniciativas e projetos independentes da Instituição na escola, uma ação mais prolongada e efetiva com a Secretaria de Educação do Estado não foi concretizada.

Neste ano, com o estreitamento do diálogo entre o Governo do Estado e a UEMA e os debates da Universidade com a Seduc sobre o fortalecimento do sistema educacional do Estado, houve um resgate desse projeto. Para a Secretária Adjunta de Ensino da Seduc, Ilma Fátima de Jesus, a partir de agora serão definidas as competências de cada Instituição em um plano de trabalho para posterior formalização do documento.

“É necessário estabelecermos qual o papel de cada agente envolvido para fazermos os encaminhamentos necessários para a concretização deste projeto. A educação deve ser um espaço para pesquisa e inovação e podemos fazer deste plano uma inovação para a área educacional do Estado”, frisou Ilma de Jesus.

Vice- Reitor e professores da UEMA durante a reunião

O Vice-Reitor da UEMA, Walter Canales, acredita que as ações positivas a serem realizadas na escola de aplicação poderão ser desenvolvidas posteriormente em outras escolas da rede estadual. “Os gestores e professores da Universidade Estadual estão muito entusiasmados com a retomada deste antigo projeto. A expectativa agora é de formalizarmos realmente esse regimento com um plano de trabalho transicional. Vamos trabalhar arduamente para que tenhamos uma escola de aplicação de excelência”, ressaltou.

Secretária Adjunta de Ensino, Pró-Reitora de Graduação e professores da UEMA

Segundo a Pró-Reitora de Graduação da UEMA, estima-se que ainda neste ano será dado início à ações extracurriculares e de pesquisa e extensão no C.E Paulo VI. “Nossa principal perspectiva é amadurecermos a parceria junto com a escola para que no futuro façamos uma ação mais integrada em todo planejamento escolar”, concluiu Andrea de Araújo.

Visita às dependências do C.E Paulo VI

Participaram também da reunião a Diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) da UEMA, Ana Lúcia Duarte, a diretora do Centro de Ensino Médio, Conceição Reis, além de professores de diversas áreas da graduação e pós graduação da Instituição.

Assessoria de Comunicação Institucional

Por: Walline Alves