UEMA divulga resultado do PAES 2015

Por em 6 de fevereiro de 2015

DSCN9410

O presidente da Comissão de Concursos Vestibulares, José Sampaio Júnior faz a entrega da lista dos aprovados ao reitor Gustavo Costa

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) divulgou, nesta sexta-feira (6), o resultado do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2015. Mais de 33 mil candidatos se inscrevam no certame.

A relação com os candidatos aprovados foi entregue ao reitor Gustavo Pereira da Costa pelo presidente da Comissão de Concursos e Vestibulares, José Sampaio de Mattos Junior, na Sala de Reunião da Reitoria da UEMA, no Campus Paulo VI.

“Este é um momento muito aguardado, não apenas pela comunidade universitária, mas, sobretudo, pelos candidatos, familiares e sociedade em geral. O processo seletivo da UEMA é acreditado na experiência armazenada ao longo dos anos e no envolvimento de professores, servidores e colaboradores, que dão transparência, confiança e, principalmente, credibilidade para o nosso PAES”, ressaltou o reitor.

Nesta edição, o PAES ofereceu um total de 3.489 vagas, sendo 2.010 vagas para o primeiro semestre e 1.479 para o segundo, nos seus cursos de graduação presencial. O curso de medicina foi o mais concorrido, com 134 candidatos por vaga.

DSCN9389

O reitor Gustavo Costa e o vice-reitor Walter Canales abrem a cerimônia em que o resultado do PAES 2015 é divulgado

O certame foi realizado simultaneamente em São Luís, Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Pinheiro Coelho Neto, Presidente Dutra e Coroatá.

O processo seletivo foi realizado em duas etapas e contou com 33.405 candidatos inscritos nas modalidades: Universal (33.153); Reserva especial de vagas para negros e índios (230); e Reserva especial de vagas para pessoa com deficiência (22).

Entre os cursos mais concorridos da instituição estão: Medicina – Caxias, com 134 candidatos por vaga, Direito – São Luís 78,02 candidatos por vaga, Engenharia Civil – São Luís, com 26,34 candidatos por vaga e Direito – Bacabal, com 42,07 candidatos por vaga.

Nesta edição do PAES, 3.1248 candidatos que buscaram uma vaga na UEMA residem no Estado do Maranhão, o que equivale a 93,54% do número de inscritos; enquanto 2.157 (6,46%) residem em outro estado da federação. “É muito representativo termos 94% dos inscritos residindo no Maranhão. Isso é muito importante para nosso estado, pois mostra que a UEMA é uma universidade de oportunidades para os jovens maranhenses”, comemorou o reitor Gustavo Costa.

Por: Jesilene Corrêa

Fotos: Edson Costa