UEMA e SEDUC debatem sobre fortalecimento do sistema educacional no estado

Por em 3 de fevereiro de 2015

UEMA-SEDUC2 - Copia

O reitor Gustavo Costa e a secretária Áurea Prazeres

Nessa segunda-feira (2), gestores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), reuniram-se e deram início aos debates sobre futuras parcerias em prol da melhoria da educação do estado. O encontro, realizado na Reitoria da UEMA, faz parte do estreitamento do diálogo entre o Governo do Estado e a Universidade, estabelecido como uma das prioridades do governador Flávio Dino.

Segundo o reitor Gustavo Costa, é necessário pensar a educação em um amplo contexto para dar início às transformações necessária no âmbito educacional. “É primordial que todas as esferas da educação do estado dialoguem e compartilhem experiências, pois só assim conseguiremos melhorar a educação do Maranhão. E a UEMA está de braços abertos para trabalhar esse novo olhar junto ao Governo do Estado”, frisou

O sistema educacional maranhense, desde a educação infantil até a superior precisa ser bem planejado e articulado, de acordo com a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres. “Precisamos fortalecer nosso sistema educacional, mas como o faremos? Fortalecendo a educação nos municípios e potencializando a universidade, com planos a médio e longo prazo. É necessário pensar a educação não só para hoje, mas principalmente para as gerações futuras. Com essa perspectiva, certamente iremos fortalecer a educação”, ressaltou a secretária.

Para Áurea Prazeres, é preciso ofertar à população ações objetivas pautadas em fundamentações teóricas no campo da educação, logo, parcerias com a Universidade do Estado são primordiais. Assim, foram discutidas na reunião propostas sobre parcerias em projetos que visam o aumento do número de alfabetizações e elevação da taxa de escolaridade nos municípios com menor índice de desenvolvimento humano do estado; além de maior oferta de cursos técnicos; ampliação substancial do número de pessoas com acesso à internet no Maranhão, e cursos de mestrado profissional na área da educação.

UEMA-SEDUC - Copia

Gestores da UEMA e da SEDUC reunidos no Campus Paulo VI

Sobre uma das ações que a UEMA já desenvolve com a meta de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado, o reitor Gustavo Costa destacou o oferecimento de programas de formação docente, no qual a Instituição já tem experiência de mais de 20 anos. E o formato dos programas é revisado periodicamente para melhor atender às demandas do estado. Hoje, o Programa de Formação Docente – Darcy Ribeiro – da UEMA, atua em 23 Polos de Ensino e prioriza os cursos nas áreas de licenciatura em Ciências com habilitação em Biologia, Física, Química e Matemática, além de Letras e História.

“Os programas de formação docente são voltados para a melhoria da educação básica do Maranhão, logo, seria interessante que, neste momento de diálogo aberto com o Governo, a SEDUC elabore junto à nossa Instituição o aprimoramento desses programas”, disse Gustavo.

Segundo a secretária de Educação, esses debates inauguram um novo momento para a educação no Maranhão, com novas e sólidas bases. “Estamos apenas iniciando um trabalho juntos, que certamente renderá ótimas ações com excelentes resultados para o nosso estado”, concluiu.

Participaram também do encontro, a secretária adjunta de Ensino da SEDUC, Ilma Fátima de Jesus; o subsecretário de Ensino da SEDUC, Dalton Duarte; a coordenadora de Política Educacional da SEDUC, Ana Champrudry; a chefe da Assessoria Jurídica da SEDUC, Silvana dos Santos; o vice-reitor da UEMA, Walter Canales; a pró-reitora de Graduação, Andrea de Araújo; o pró-reitor de Planejamento, Roberto Serra; o pró-reitor de Administração, Gilson Mendonça; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Guerra; além de assessores e coordenadores da UEMA.

Por: Walline Alves