Assessoria de Gestão Ambiental realiza campanha de conscientização no Restaurante Universitário

Por em 16 de março de 2015

DSCN8057

A assessora da AGA, Zafira Almeida; o diretor do Restaurante Universitário, Joaquim Vila Nova; e a coordenadora geral do Darcy Ribeiro e conselheira da AGA, Regina Célia, com os estudantes de Biologia, Geografia, Ciências sociais, Administração, entre outros.

A Assessoria de Gestão Ambiental da UEMA (AGA) lançou nesta segunda-feira (16), no Restaurante Universitário, uma série de campanhas que visam conscientizar a comunidade acadêmica e estimular hábitos sustentáveis que conservem o meio ambiente.

Uma das metas da AGA é envolver todos os segmentos da universidade na resolução de problemas socioambientais da IES, por meio da conscientização ecológica. A Assessoria visa desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), para atingir a sustentabilidade ambiental por meio da manutenção por tempo infinito dos sistemas naturais.

Entre as ações apresentadas aos alunos e funcionários nesta segunda-feira, está o projeto “Nosso Papel”, executado em parceria com o projeto Ecocemar. Com o projeto, o quantitativo de papeis recolhidos pelos setores administrativos da universidade passa a ser convertido em bônus de desconto na conta de energia elétrica, que é doada pela UEMA a instituições filantrópicas.

DSCN8060

Os professores Regina, Zafira, Marília, Graça, Fabíola, Eduardo e Cyntia, arquiteta da Prefeitura

Outro projeto apresentado à comunidade acadêmica foi o “Adote uma Caneca”, que busca conscientizar os usuários do Restaurante Universitário a substituir os copos descartáveis por canecas de uso contínuo, contribuindo, assim, para o impacto da presença de resíduo plástico no ambiente.

Na ocasião, foi lançada, também, a campanha “Vamos Limpar o Prato”, para conscientizar quanto ao desperdício de alimentos no Restaurante Universitário. Outros projetos já estão em fase de análise e levantamento de diagnósticos para serem aplicados na UEMA.

A Assessora de Gestão Ambiental, Zafira Almeida, destacou a ocasião como um marco zero para a apresentação das campanhas. “O que queremos é envolver as pessoas. Entendemos claramente que só vamos avançar se houver o envolvimento dos diferentes segmentos da universidade. É um trabalho de educação, sensibilização e envolvimento das pessoas, e, principalmente, de mudança de atitudes, porque só assim será possível chegarmos à sustentabilidade na nossa Universidade”, frisou a assessora.

DSCN8055

As professoras Zafira e Regina, com os alunos colaboradores da AGA

Para o diretor do Restaurante Universitário, Joaquim Vilanova, o restaurante só tem a ganhar com a implementação dos projetos de conscientização. “Acredito demais no trabalho que está sendo feito pela Assessoria de Gestão Ambiental. O Restaurante Universitário só tem a ganhar com os projetos que estão sendo lançados hoje. Se nós conseguirmos colocar de forma educativa para que as pessoas percebam que precisamos zelar pelo bebedouro, pelos resíduos orgânicos, e por cada produto que desperdiçamos, o RU só tem a contribuir cada vez mais com a sustentabilidade no campus”, apontou o gestor.

A prefeita de Campus, Fabíola Oliveira Aguiar, garantiu que os projetos desenvolvidos pela AGA têm total apoio da Prefeitura. “A Prefeitura está completamente engajada com a AGA inclusive no sentido de dar os provimentos necessários para que essas campanhas sejam realizadas com sucesso. Estamos interligados com a Assessoria, tentando, na medida do possível, atender às demandas”, afirmou.

Os projetos e ações elaborados e desenvolvidos pela Assessoria de Gestão Ambiental contam com a participação de alunos de diversos cursos da UEMA, além de gestores e docentes.

Por: Carol Ribeiro