Curso de Direito realiza aula inaugural para os calouros

Por em 19 de março de 2015

aulamagnadireito

Diretora do CCSA, Helciane de Fátima Araújo, diretor do curso de Direito, Rodrigo Raposo e o professor Sebastião Moreira Duarte durante a aula magna

Ingressar em uma Universidade representa o começo de um novo ciclo na vida de um acadêmico e para formalizar o inicio das atividades letivas, a direção do curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão e o Centro Acadêmico realizaram nessa quarta (18), a aula magna do primeiro semestre de 2015. Com o tema “O curso de Direito no mundo de nossos dias”, a aula foi proferida pelo professor e membro da Academia Maranhense de Letras, Sebastião Moreira Duarte.

O professor falou sobre o exercício da profissão ao longo do tempo, do cenário da profissão atualmente e destacou ainda a importância que o curso tem para a construção de uma sociedade melhor. “O Direito é um curso de humanidades, e cuja principal finalidade é a administração do poder, que indaga quem pode o quê e sob que limites. Se o curso de direito se compenetrar disso poderá dirigir todo sentido final da própria universidade e da sociedade”, destacou Sebastião Duarte.

Secretário de Estado de Transparência e Controle do Maranhão, Rodrigo Lago discursa sobre transparência e a construção do estado de direito.

Depois da aula magna foi realizada a palestra “A transparência e a construção do estado de direito”, ministrada pelo Secretário de Estado de Transparência e Controle do Maranhão, Rodrigo Lago. O secretário fez uma contextualização acerca da transparência e a prestação de contas e a função do profissional de direito na linha de controle da administração pública.

Rodrigo Lago falou também sobre o papel transformador do Direito. “Há um campo enorme de atuação do advogado na área do conteúdo social, porque nós temos na nossa constituição de 1988, por exemplo, a ação popular, que permite que qualquer cidadão ajuíze contra decisões do poder público. Mas sem a assinatura de um profissional da advocacia não é possível protocolar uma ação popular. Daí nasce esse campo gigantesco, não só de trabalho, como também de produzir o bem. Não compreendam o direito como algo autônomo, que fique alheio aos problemas sociais, pelo contrario, temos que fazer essa ponte”, afirmou o secretário.

Durante a recepção dos calouros, a Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Helciane de Fátima Abreu Araújo, falou sobre as normas acadêmicas e explicou a estrutura do CCSA. Para a diretora é valido realizar eventos como esse, pois possibilita aos ingressantes uma oportunidade de conhecer como funciona a Universidade. “A aula inaugural é o momento que o aluno é instigado, estimulado, sobre seu novo papel e o da Universidade diante da realidade atual, das exigências e das mudanças que estamos vivenciando atualmente”.

O diretor do curso de Direito, Rodrigo Otávio Silva Raposo, desejou boas vindas aos novos acadêmicos e destacou o valor do profissional de direito para a sociedade “Quem não tiver em mente a função do direito no mundo, não vai ser um bom profissional. O caminho a seguir ao longo do curso é estudar muito para seguir os anseios e não perder de vista a dignidade da profissão”, pontuou.

Para a caloura Hiara Hannah Tavares e Silva, a aula magna foi muito interessante pois propiciou conhecer mais sobre o curso e a carreira que pretende seguir. “A aula foi inspiradora e me ajudou a perceber que fiz a escolha certa, realmente o direito é o que quero pra minha vida. E ainda me incentivou a quem sabe futuramente seguir a docência como professor Sebastião, a história que ele tem com o ensino me encantou”, disse Hiara Silva.

A recepção dos calouros contará também com atividades nesta quinta e sexta feira.

Confira abaixo a programação.

Programação:

Dia 19/03/2015

8h30 – Palestra – O controle constitucional do Direito Internacional: A sentença
238/2014 da Corte Constitucional Italiana.
Prof. Me. Rodrigo Otávio Bastos Silva Raposo, Professor Assistente
do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão.

9h40 – Intervalo

10h – Palestra – Direito, Sociedade e o fenômeno jurídico contemporâneo.
Prof. Me. Thiago Alisson Cardoso de Jesus.

Dia 20/03/2015

8h30 – Palestra – O ensino jurídico no Brasil.
Prof. Dr. Herberth Costa Figueiredo. Professor Assistente do Curso de
Direito da Universidade Estadual do Maranhão.

9h30 – Palestra – O papel do Advogado.
Prof. Me. Vail Altarugio Filho. Professor Assistente do Curso de
Direito da Universidade Estadual do Maranhão.

Por: Polyanna Bittencourt

Foto: Edson Ferreira