Diretor do Censo do Inep/MEC destaca representatividade da UEMA entre as IES do estado

Por em 13 de março de 2015

PROG

Williams Kaizer

Na programação do “I Seminário Temático da Graduação da UEMA – Gestão Acadêmica” dessa quinta-feira (12), promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROG), a universidade recebeu o coordenador de Indicadores e Controle da Qualidade da Educação Superior do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), Willians Kaiser, que ministrou a palestra “Censo da Educação Superior” para orientar gestores e diretores de cursos quanto ao preenchimento correto dos dados.

“A partir de mecanismos assertivos que o Governo Federal coloca para que as instituições preencham as informações educacionais, há um ganho para a sociedade. O conjunto de informações que essas instituições nos passam são base para construirmos políticas públicas de educação superior”, disse o diretor.

Williams Kaizer destacou o sistema utilizado pelo MEC e a forma como são utilizados os dados fornecidos pelas instituições, apresentando suas funcionalidades e o controle de qualidade dos dados, ressaltando a relevância do preenchimento adequado do Censo, pois esses dados representam o retrato das instituições.

Para ele, a iniciativa da universidade em assegurar o conhecimento dos diretores quanto ao processo é de grande importância, e serve de exemplo para outras universidades. “A UEMA possui grande representatividade na Educação Superior do MA, com mais da metade das matrículas públicas no estado. Isso demonstra o ofício acadêmico de garantir o acesso à educação para toda a população, e essa é uma ótima ação. Seria ideal que outras instituições fizessem o mesmo”, manifestou o palestrante.

Mais do Censo

De acordo com dados do Portal do Inep, a coleta dos dados tem como referência as diretrizes gerais previstas pelo Decreto nº 6.425 de 4 de abril de 2008, sendo o Censo da Educação Superior o mecanismo que reúne informações sobre as instituições de ensino superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

Os dados são coletados a partir do preenchimento dos questionários, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) e por importação de dados do Sistema e-MEC. Durante o período de preenchimento do questionário, os pesquisadores institucionais (PIs) podem fazer alterações ou inclusões necessárias nos dados das respectivas instituições.

O prazo para o preenchimento teve início no dia 9 de fevereiro e vai até o dia 24 de abril. Após esse período, as IES terão mais 30 dias para verificar se os dados estão coerentes e realizar as eventuais correções. A partir das análises do Inep, são contabilizados dois meses para a divulgação dos dados oficiais pelo ministro da Educação, Cid Gomes.

Por: Jesilene Correa

Foto: Edson Ferreira