Jornada Pedagógica do CCA debate sobre o uso das Novas tecnologias em sala de aula

Por em 24 de março de 2015

IMG-20150324-WA0003

A professora Sannya Rodrigues

Esclarecer os professores sobre a formação acerca das novas competências educativas e planejamento com novas tecnologias. Esse é o objetivo da VI Jornada Pedagógica do Centro de Ciências Agrárias (CCA), que acontece durante esta terça-feira (24), no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (UemaNet).

Para apresentar aos docentes um panorama sobre as novas tecnologias voltadas para a área da educação, a professora Sannya Rodrigues ministrou a palestra intitulada “O Uso das Novas Tecnologias em Sala de Aula”, onde explanou sobre as possibilidades tecnológicas no ambiente acadêmico.

“A internet vive hoje uma fase mais social e colaborativa e, além disso, existem muitas tecnologias que permitem que o ensino tenha uma nova configuração, em que o aluno se torna mais autônomo, um coparticipante da elaboração dessa aula, desse momento de aprendizagem”, disse a docente.

IMG-20150324-WA0006

A diretora do CCA, Francisca Neide Costa

Sannya falou, ainda, sobre os desafios das inovações pedagógicas: “Trabalhar didaticamente é um dos grandes desafios, porque a maior parte não tem a especificidade do ensino na sua formação. É importante que os professores percebam a versatilidade didática que está no potencial dessas tecnologias. Ou seja, como é possível explorar as diversas tecnologias para que os alunos aprendam Agronomia ou Biologia, por exemplo. Há tantas possibilidades no uso das tecnologias, mas o importante é saber como a metodologia e a didática serão utilizadas”, frisou.

Ainda durante esta terça-feira, a Jornada Pedagógica conta com oficinas práticas sobre as possibilidades educacionais com novas tecnologias, que acontecem durante o turno da tarde nos laboratórios do UemaNet.

De acordo com a diretora do CCA, Francisca Neide Costa, as Jornadas buscam abordar temáticas relevantes que estimulem e auxiliem os professos quanto ao desempenho acadêmico. “As Jornadas Pedagógicas do CCA são voltadas aos professores dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e Engenharia de Pesca, mas não impede que professores de outras áreas participem, inclusive há registros de alunos de pós-graduação que, eventualmente, acompanham as atividades das jornadas que vem sendo realizadas”, apontou.

Por: Carol Ribeiro