PROG homenageia o dia internacional da mulher

Por em 5 de março de 2015

progA Pró-Reitoria de Graduação (PROG) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizará amanhã, às 17h, uma atividade simbólica alusiva ao dia internacional da mulher, como forma de reconhecer a importância da presença feminina na instituição.

Dentro da equipe de pró-reitores da universidade, a PROG é a única que tem uma gestão feminina e coordenações conduzidas por mulheres. Diante disso, deseja enfatizar a importância dessa data ressaltando o papel de destaque da mulher nesse contexto de gestão.

A pró-reitora de Graduação, Andréa de Araújo, destacou “estamos em um ano de grandes expectativas com o novo reitorado e um novo governo, não poderíamos deixar de lembrar que os recursos humanos fazem parte dessa história e a PROG com essa gestão formada, a maioria por mulheres, gostaria de destacar a satisfação de ter essas pessoas na equipe. Além disso, é salutar nessa data comemorativa, transpor questões que ainda existem na sociedade, incluindo barreira de gênero e situações desfavoráveis para as mulheres. Portanto, me sinto na obrigação de destacar a importância das mulheres no cenário da universidade”.

As coordenações de admissão e transferência, ensino e graduação e técnico pedagógico estão sob a gestão das professoras Hermeneilce Wasti Aires Pereira Cunha, Luzinete Rodrigues Lopes e Creusimar Leitão Siqueira.

Segundo dados do IBGE, no setor público, as mulheres vêm ocupando a maioria dos postos de trabalho, “58,9% das pessoas ocupadas na administração pública são mulheres e 41,1% são homens”, destacou o gerente da pesquisa, Bruno Erbisti Garcia. Portanto, o incremento da taxa de atividade das mulheres reflete o processo de ampliação de sua participação no mercado de trabalho.

Por: Karla Almeida

Data: 05/03/2015