Reitor e vice reúnem Diretores de Centros da UEMA no Campus Paulo VI


Por em 10 de março de 2015



Reitor e vice durante reunião com Diretores de Centros

Gestores da Universidade Estadual do Maranhão reuniram-se nesta terça, 10, com diretores dos 25 Centros de Estudos da Instituição.

Realizada na Reitoria do Campus Paulo VI (São Luís), a reunião visou instituir uma nova metodologia de trabalho para alinhar estratégicas da Instituição; este momento marcou também a jornada dos primeiros sessenta dias da gestão do Reitor Gustavo Pereira da Costa e do vice-reitor, Walter Canales Sant’ana frente à Universidade Estadual do Maranhão.

O encontro com os diretores de centros foi pautado em temas pertinentes às estratégicas e ações a serem desenvolvidas na UEMA nos próximos meses, entre eles modelo de gestão descentralizado em relação aos centros; projetos de extensão voltados para os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano do Estado; ampliação de vagas para ingresso nos cursos regulares, à distância e no programa de formação docente; plano de desenvolvimento institucional; avanço nas políticas de internacionalização da Instituição; descentralização do sistema de gestão acadêmica; nomeação de professores; novos concursos para docentes, bem como para analistas e técnicos universitários; situação predial dos centros; entre outros.

Segundo o Reitor Gustavo Pereira da Costa, a UEMA assumiu uma nova dimensão com o Governo do Estado, quando, no ato da posse do reitor e vice-reitor da Instituição, o Governador Flávio Dino solicitou aos gestores um documento que apresentasse um diagnóstico detalhado da Universidade Estadual e quais planos seriam almejados os próximos anos. “Foi elaborado um extenso documento intitulado ‘UEMA: a Universidade de Todos’ onde compreendemos que as necessidades da nossa Instituição não estão distantes ou afastadas dos propósitos do novo governo para o Estado do Maranhão. Isso nos levou, de maneira inédita, a assumir compromissos e metas institucionais estratégicas alinhadas às ações de Governo. Temos muito a contribuir com o Estado”, ressaltou.

Em consonância com esse novo momento da UEMA , o Reitor e o Vice-Reitor convidaram os Diretores de Centro de Estudos a participar coletivamente desse importante processo que a Universidade vive atualmente. “Temos uma instituição bastante complexa pela sua diversidade, pelas suas possibilidades, pela sua ampla presença no Estado. Nós temos realidades bem assimétricas e temos responsabilidade em todos os espaços em que a UEMA desenvolve suas atividades, dos centros mais antigos aos centros que estão em processo de consolidação”, analisou Gustavo Pereira da Costa.

Diretores de Centros de Ensino durante reunião na Reitoria

Diretores de Centros de Ensino durante reunião na Reitoria

A Diretora do Centro de Coelho Neto, Raimunda Nonata Reis, acredita que essa foi uma importante e pioneira reunião, e simbolizou um momento de crescimento da UEMA. “Os diretores de centro não tinham um momento como esse, de encontro com os demais diretores e com a administração superior, para tratar de questões referentes ao planejamento da Instituição. Poder discutir abertamente nossas atividades dos centros com o reitor, vice-reitor e com os pró-reitores é essencial para realizarmos um trabalho de excelência nos campi da Instituição”, disse.

Participaram também da reunião a pró-reitora de graduação, Andrea de Araújo, o pró-reitor de planejamento, Roberto Serra, o pró-reitor de administração, Gilson Mendonça, o pró-reitor de extensão e assuntos estudantis, Porfírio Guerra, além de assessores e coordenadores da UEMA.

Seminário sobre Inclusão na Educação Superior

Nesta quarta, 11, e quinta, 12, os Diretores de Centro da UEMA participarão também do I Seminário sobre Inclusão na Educação Superior, que será realizado no Campus Paulo VI. O evento reunirá todos os gestores da Universidade para promover um debate na perspectiva de uma gestão articulada e compromissada com a qualidade acadêmica.

Para o Reitor, as discussões a serem realizadas entre os gestores até o final da semana serão fundamentais para o estabelecimento de uma nova metodologia de trabalho. “A Universidade acontece no espaço de cada um dos centros, dos cursos, no dia a dia com os alunos, com a comunidade. Temos que ter essa percepção para que não nos falte sensibilidade para exercemos nossos papéis de educadores e gestores da universidade”, concluiu o Reitor Gustavo da Costa.

Por: Walline Alves

Fotos: Edson Ferreira

Data: 10/03/2015

 



Últimas Postagens