Reitor participa de aula inaugural da 20ª turma da Academia de Polícia

Por em 16 de março de 2015

IMG-20150316-WA0007

O reitor Gustavo Costa, o secretário Francisco Gonçalves e a diretora do CFO, Vera Lúcia Bezerra dos Santos, com os representantes da PM, na abertura da solenidade

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) esteve presente, na manhã desta segunda-feira (16), na solenidade de abertura do 1º semestre acadêmico de 2015, da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias. O evento aconteceu às 9h, no Palácio Henrique de La Rocque (Calhau), e teve o intuito de recepcionar os cadetes da PMMA do Curso de Formação de Oficiais (CFO), em sua 20ª turma.

“Esse é um projeto que nós temos muita satisfação em integrar. É uma das contribuições da UEMA no aparato de segurança pública, por meio da formação intelectual, integral dos nossos policiais militares, no nível do oficialato. Já faz 22 anos que a universidade tem essa cooperação com a PMMA na formação de oficiais e, hoje, estamos recepcionando os cadetes, desejando-lhes um bom início de caminhada, certos de que ao final dos quatro anos de curso, eles irão reforçar as fileiras da instituição da Polícia Militar. Temos muito orgulho de pertencer a esse projeto”, declarou o reitor Gustavo Pereira da Costa.

O diretor de Ensino da PMMA, cel. QOPM Gonçalo Gonçalves de Souza, destacou o desenvolvimento histórico do curso no estado. “É com alegria iniciarmos mais um período letivo por um curso que se caracteriza pelo pioneirismo, motivo este em que o Maranhão se destaca em nossa contextualização social. Antes da nossa academia, nossa formação doutrinária derivava de fontes de outros estados, coirmãos que nos ajudaram na elaboração do nosso perfil e do nosso oficialado. Hoje nós temos a nossa própria concepção do Curso, e é uma das melhores do Brasil”, comentou.

IMG-20150316-WA0011

O reitor Gustavo Costa e o secretário Francisco Gonçalves, com os militares Carlos Augusto e Marco Antonio

Para o ten. cel. Carlos Augusto Furtado Moreira, é de grande satisfação ver o curso se consolidar no cenário maranhense. “O CFO demonstra a dimensão que a atividade ocupa no Estado do Maranhão. É um curso oriundo de experiência exitosa que, ao longo de 22 anos, vem formando nossos oficiais. A qualidade que advêm dessa formação nos torna merecedores da credibilidade, da confiança da sociedade maranhense. É motivo de muita glória um oficial estar à frente desta instituição”, ressaltou.

Já o comandante geral, Marco Antônio da Silva, reforçou que a UEMA e a Academia de Polícia Militar fomentam o aprendizado e alcance de patamares maiores no ofício. Ele também destacou atitudes que compõem o bom exercício da profissão. “Temos por responsabilidade defender os direitos e zelar pela boa ordem, buscando o cumprimento daquilo que entendemos como necessário e ideal, para que a vida na sociedade, no cotidiano das pessoas, se dê na melhor forma possível. Nós devemos exercer aquilo que entendemos como divisor de águas, nos mantendo firmes pela força do conhecimento e das ações éticas e morais”, pontuou.

Palestra

Para a Aula Inaugural do ano letivo de 2015 da PMMA, o secretário de Estado de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves, iniciou as atividades com a leitura de “Canção de Tamoio”, poema de Gonçalves Dias, e fez referência ao uso da força e da sensibilidade no ofício de proteger vidas. Logo em seguida, discursou sobre os fatos históricos e sociais que abrangem os direitos e os deveres no exercício da profissão.

Por: Jesilene Correa

Fotos: Edson Ferreira