Seminários temáticos promovem debate sobre Gestão Acadêmica na UEMA

Por em 11 de março de 2015

PROG1.jpgPara promover o debate na perspectiva de uma gestão articulada e compromissada com a qualidade acadêmica, a Pró-Reitoria de Graduação (PROG) deu início hoje (11), ao I Seminário Temático da Graduação da UEMA e ao I Seminário sobre Inclusão na Educação Superior, que reúnem gestores, professores e diretores de Centro e de Curso no auditório do prédio da Biologia, no Campus Paulo VI.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Andréa de Araújo, os Seminários visam discutir a gestão acadêmica atrelada ao desenvolvimento institucional, com foco na avaliação educacional. “A Pró-Reitoria de Graduação propõe um calendário anual de seminários temáticos e esse tem como tema a Gestão Acadêmica, que é uma discussão que perpassa por muitos desafios e muitas questões emblemáticas, que estão na pauta do nosso programa”.

Durante a solenidade de abertura, o vice-reitor Walter Canales Sant’ana, que na ocasião, representou o reitor Gustavo Costa, enfatizou que a temática do evento “Gestão acadêmica a serviço do desenvolvimento institucional” traduz a necessidade de se estabelecer um debate permanente e articulado entre os gestores da universidade.

PROG2.jpgEste evento vem para marcar o início de outros que virão para que pensemos com profundidade o nosso ensino de graduação. E é este o papel da universidade, dar a mão ao professor e ao gestor para que venhamos a ter uma melhoria na nossa qualidade de ensino”, pontuou.

Participaram, ainda, da abertura do evento o pró-reitor de Administração, Gilson Martins Mendonça; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra; o representante da Pró-Reitoria de Planejamento, João Augusto Ramos e Silva; a coordenadora de Pós-Graduação, Rita Seabra; a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UEMA, Marilda de Fátima Lopes; e o coordenador da Comissão Própria de Avaliação, Francisco Nóbrega.

Gestão e Avaliação em Universidades Públicas: desafios contemporâneos

Na palestra de abertura, o professor convidado Waldeck Carneiro da Silva, da Universidade Federal Fluminense (UFF), abordou o tema “Gestão e Avaliação em Universidades Públicas”.

De acordo com o palestrante, alguns desafios devem ser enfrentados para a democratização do direito à educação, no que diz respeito, com relação ao debate promovido pelo evento, ao acesso ao ensino superior.

“O macrodesafio mais estrutural é o aprofundamento das políticas igualitaristas que se praticam no Brasil, entre elas as políticas que buscam ampliar o acesso à educação superior. O Brasil não pode perder essa direção. Além disso, há desafios da política educacional propriamente dita. Talvez não haja maior desafio da política nacional de educação, nesse momento, do que o efetivo cumprimento da meta número 20, do novo Plano Nacional de Educação”.

A Meta 20 do Plano Nacional de Educação dispõe sobre o investimento mínimo de 10% do PIB na Educação, como explanou o palestrante.

“O Brasil hoje investe em torno de 5.3% do PIB em Educação. Segundo essa meta, ao longo do próximo decênio, o Brasil terá que praticar um investimento mínimo da ordem de 10% do PIB, o que significa um horizonte de quase dobrar o investimento em educação num intervalo de tempo que, para o processo histórico, é residual. Então é um ótimo macrodesafio”.

Waldeck Carneiro também destacou em sua apresentação que os macrodesafios estão interligados no planejamento e avaliação da gestão universitária.

“Temos desafios também da cultura institucional de cada instituição, que tem um pouco a ver com a forma com que as universidades enfrentam os processos avaliativos. É preciso ter uma compreensão mais clara da dialética entre planejamento e avaliação. Do ponto de vista da gestão, é preciso levar em conta, também, a complexidade a centralidade e a especificidade da gestão universitária.”, apontou.

I Seminário Temático da Graduação da UEMA e o I Seminário sobre Inclusão na Educação Superior trazem mais discussões ao longo dos próximos dias do evento, que se estendem até a próxima sexta-feira, com palestras, oficinas e mesas de debate, que ocorrem no Campus Paulo VI da UEMA.

Por: Carol Ribeiro

Fotos: Edson Ferreira