Serviço Médico do campus Paulo VI é reformado e amplia atendimento

Por em 13 de março de 2015

Posto Médico3

O reitor Gustavo Costa, o pró-reitor Porfírio Guerra e o coordenador do Posto Médico, Marcelo Vasconcelos no ato de descerramento da fita

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na noite de ontem (10), reativou oficialmente o Serviço Médico do campus Paulo VI, órgão ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE).

Estiveram presentes o reitor Gustavo Pereira da Costa; o vice-reitor Walter Canales; o pró-reitor de Administração, Gilson Mendonça; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Guerra; o coordenador do Serviço Médico, Marcelo Vasconcelos, além de diretores de Centro, professores e servidores.

Para o reitor Gustavo Costa, o reinicio das atividades do Posto Médico da UEMA é uma grande conquista para a comunidade universitária, principalmente pelos serviços que passaram a ser oferecidos e o período de funcionamento. “Esse foi um compromisso assumido durante a campanha para reitor e hoje estou prestando contas dele. O contingente de pessoas que circula no campus Paulo VI é muito grande e era necessário contar com um melhor suporte médico de atendimento. O Serviço Médico funcionará nos horários da manhã e da tarde, com médicos, enfermeiros e assistentes sociais. Estamos fazendo convenio com a Secretaria de Estado da Saúde para ampliar a oferta de procedimentos”. explicou o reitor.

Posto Médico2

Os professores Gustavo, Walter e Porfírio, com médicos, enfermeiros, assistente social e técnicos em enfermagem, que irão trabalhar nos Posto Médico

O Serviço Médico da UEMA conta com médicos de segunda a sexta-feira, em escala diária; dois enfermeiros; três técnicos de enfermagem; uma assistente social e uma farmacêutica. Em sua estrutura física, o posto tem três consultórios reformados, uma sala para material biológico, uma farmácia básica, uma enfermaria e uma coordenação.

Segundo o coordenador Marcelo Vasconcelos, o Posto é voltado para o atendimento de emergência e tem como público alvo docentes, discentes, servidores, prestadores de serviço e uma pequena parte da comunidade externa.

“Inicialmente, estamos oferecendo atendimento de emergência, se o problema não estiver ao nosso alcance, o paciente será encaminhado para um hospital próximo”, destacou Marcelo.

posto médico1

Equipe de profissionais que irão trabalhar no Posto Médico

Com novos equipamentos e uma boa farmácia de medicamentos, o Posto Médico irá desenvolver ainda campanhas de prevenção e atividades educativas de promoção da saúde.

“Estamos fazendo parcerias para o desenvolvimento de ações efetivas, voltadas para promoção em saúde e prevenção de doenças, a partir de um cronograma definido de campanhas que atendam a demanda. O objetivo é garantir convênios e, com isso, nos tornar referência em atendimento dentro da Universidade”, concluiu Marcelo.

Por: Karla Almeida

Fotos: Edson Ferreira