UEMA e Secretaria de Agricultura Familiar discutem cooperação técnica

Por em 3 de março de 2015

DSCN7927 - Copia

O reitor Gustavo Costa, o secretário Adelmo Soares, o secretário adjunto Júlio Mendonça, e os professores Francisca Neide Costa, Ana Maria Araújo, Itaan Santos e Sampaio de Matos Júnior

Na tarde dessa segunda-feira (2), o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa, recebeu o secretário de Agricultura Familiar do Estado, Adelmo Soares, e o secretário adjunto de finanças, Júlio César Mendonça, para tratar sobre cooperação técnica para realização de projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável do Estado.

Segundo o secretário Adelmo Soares, a reunião visou descobrir como a UEMA pode contribuir na implementação do Plano de Ações “Mais IDH”, do Governo Estadual, que compreende um conjunto de ações dirigidas por um Comitê Gestor, composto por membros de diversas secretarias estaduais e outras instituições. A ideia é superar a extrema pobreza e desigualdade social no meio urbano e rural, por meio de estratégias de desenvolvimento territorial sustentável. O foco inicial são 30 municípios maranhenses com os piores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“Mais de 200 milhões de reais serão gastos nesses municípios. O ‘Mais IDH’ vai levar educação, saúde, estradas, cidadania, etc. E nós da SAF vamos ajudar na regularização fundiária, precisamos titular a terra dos agricultores para que o agricultor tenha direito ao crédito nos bancos. Dessa forma, precisamos fazer um trabalho de georreferenciamento e esperamos que a UEMA possa nos ajudar neste aspecto”, disse.

Além disso, o secretário também ressaltou a necessidade de prestar assistência técnica ao agricultor para que possa ser mais qualificado para produzir seu sustento e também comercializar o excedente.

Já o reitor Gustavo Costa disse que a inserção da UEMA nesse processo é importante porque a trajetória da Instituição tem cursos e ações relacionados à agricultura e ao desenvolvimento sustentável. Ele citou algumas alternativas já pensadas pela Universidade para ajudar os municípios contemplados pelo Programa Mais IDH, dentre elas: Edital Setorial para estímulo a projetos nos municípios de menor IDH, cursos técnicos na modalidade a distância, PIBID Estadual voltado para 10 municípios que fazem parte do Programa.DSCN7953 - Copia

“A tarefa não é fácil e tomar conhecimento da dimensão do desafio com a realização de um diagnóstico é vital para o devido direcionamento das ações correlatas. A UEMA está disposta a participar do desafio. Somos uma Instituição, como foi dito pelo governador Flávio, é autônoma, com sua missão e desejo de fazer, mas eu complemento que ela não pode se desenvolver de forma dissociada da realidade do Estado, do povo do Maranhão que a mantém”, afirmou.

A diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa, expôs sobre os cursos e Programas de Pós-Graduação que podem agregar forças para ajudar na realização das atividades. “Podemos contribuir em várias frentes, temos 28 laboratórios de diferentes áreas no CCA, fazemos pesquisas e trabalhos de extensão específicos na área de agricultura familiar no interior, além disso, somos parceiros da Agência de Defesa Agropecuária na geração de diagnósticos”, comentou.

Ao final das discussões, foi marcada uma próxima reunião que contará com a presença de mais instituições ligadas à agricultura familiar para aprofundar e alinhar as propostas de cooperação técnica.

Também participaram da reunião a diretora do Curso de Agronomia, Ana Maria Araújo; o vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, José Sampaio Junior; e o coordenador do Laboratório de Extensão Rural (LABEX), Itaan Santos.

Por: Débora Souza