UEMA exibe documentário sobre Liberdade Sexual Feminina


Por em 25 de março de 2015



censuradaO Cine Boboromina retoma sua agenda em março, trazendo consigo a pauta da “Liberdade sexual feminina”, a temática em questão não poderia ser adiada para um outro momento. Apesar das muitas conquistas alcançadas pelas mulheres, o Brasil ainda ocupa a 7ª posição de maior número de assassinatos de mulheres no mundo, num ranking com 84 países.

Entre 1980 e 2010 foram assassinadas mais de 92 mil mulheres no Brasil, 43,7 mil somente na última década. Ou seja, a cada duas horas, uma brasileira é morta sob condições violentas, em sua maioria no ambiente doméstico.

No dia 9 de março de 2015, a presidenta Dilma sancionou o Projeto de Lei 8305/14, que transforma em crime hediondo o assassinato de mulheres decorrente de violência doméstica ou de discriminação de gênero. É imprescindível se questionar do porquê mediante a tantas conquistas alcançadas, e de tantos tabus quebrados, que ainda se faça necessário em pleno século 21 da intervenção do estado para que mulheres não sejam mortas ou violentadas pelo simples fato de serem mulheres.

Para elucidar o debate nessa ocasião será exibido o filme “Frida” de 2002, dirigido pela diretora Julie Taymor. O filme retrata a história de vida da Frida Kahlo (Salma Hayek), sua relação complexa e duradoura com seu mentor e marido, Diego Rivera (Alfred Molina), passando por seu controverso e ilícito caso com Leon Trotsky a seus provocantes envolvimentos romântico com outras mulheres. Frida Kahlo levou uma vida intensa e sem limites como uma revolucionária política, como uma grande artista e como uma mulher bem à frente do seu tempo.

Nossa sessão tem data marcada para o dia 26/03/2015, às 14h, no auditório do Curso de Zootecnia – UEMA. Após a exibição do filme teremos como facilitadores do debate a professora doutora Vivian Aranha Saboia (Socióloga e especialistas em estudos de gênero), e a SEMU (Secretaria Estadual da mulher).

Para enriquecer e abrilhantar ainda mais nosso evento, nesta ocasião, teremos a apresentação de performances realizadas pela dançarina Louise Gonsalves e pelo Coletivo Quebradeiras (Coletivo Feminista da UEMA).

Cineclube Boboromina é uma ação vinculada ao grupo de pesquisa, Núcleo de Performance, Memória e Religiosidades em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Ele funciona, como um espaço de exibição de filmes, musicais e documentários, tendo como debatedor um professor ou pesquisador especialista na temática do que foi tratada. Deste modo, as exibições são sucedidas de um debate. A nossa programação pretende contemplar datas comemorativas importante na promoção de uma sociedade mais democrática e inclusiva.

“Fazer do gigantesco aparelho técnico do nosso tempo o objeto das inervações humanas – é essa a tarefa histórica cuja realização dá ao cinema o seu verdadeiro sentido”. (BENJAMIN, Walter – 1987).

Por: Quetsia Lima



Últimas Postagens