UEMA institui a Assessoria de Gestão Ambiental

Por em 10 de março de 2015

equipe agaCom a missão de desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para estimular hábitos sustentáveis que conservem o meio ambiente, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) criou este ano a Assessoria de Gestão Ambiental (AGA).

Uma das metas da AGA é envolver todos os segmentos da Universidade na resolução de problemas socioambientais da IES, por meio da conscientização ecológica, dessa forma, a Assessoria é constituída por uma equipe técnica, comitê diretor, corpo docente, corpo discente e técnicos administrativos. A AGA, hoje, tem parceria com a Companhia CEMAR, por meio do projeto ECOCEMAR.

Inicialmente, a estrutura do sistema desenvolvido pela AGA tem por base três programas direcionados aos problemas ambientais da Universidade: Educação Ambiental para a Sustentabilidade na UEMA, Impactos Ambientais nos campi da UEMA e Certificação Ambiental.

De acordo com a assessora de Gestão Ambiental, Zafira da Silva de Almeida, é possível incorporar ações que possam levar à consolidação de hábitos sustentáveis e necessários para uma melhor qualidade de vida e conservação do ambiente.

“Com a execução do SGA pretende-se mostrar um exemplo prático de gestão sustentável para a sociedade, respeitando as limitações e potencialidades do ambiente, em busca de um equilíbrio ambiental e qualidade de vida para todos”, comentou.

Ações do SGA já começaram a ser estruturadas e implantadas, dentre elas estão: “Nosso Papel”, “Adote uma Caneca”, “Garrafas Pet”, “Vamos limpar o prato”, “Eficiência Energética”, “Uso consciente da Água”, “Resíduos Químicos” e “Resíduos Biológicos”.

A professora Zafira Almeida informou que o lançamento das ações será realizado no dia 16 deste mês, no Restaurante Universitário, para explicar as atividades e impulsionar a comunidade acadêmica a se engajar na luta pela conservação ambiental.

“A Educação Ambiental é importante para a vida de todos nós. Formamos pessoas em cursos de graduação e pós-graduação para trabalhar nessa área e precisamos também cultivar o que ensinamos em todos os cursos e setores da UEMA”, complementou.

Educação Ambiental na UEMA

Desde 2000, ações de Educação Ambiental têm sido realizadas pelos cursos de graduação e pós-graduação da UEMA, além de discussões de grupos preocupados com a necessidade da criação de um órgão responsável pelo gerenciamento ambiental na instituição.

Então no ano de 2010, foi criada a Comissão de Educação Ambiental e depois, em 2013, houve a necessidade da constituição de uma Comissão Permanente de Educação Ambiental (COPEA).

Atualmente, a COPEA está integrada a AGA, transformando-se no Conselho Deliberativo do setor.

Assessora de Gestão Ambiental – Profa. Dra. Zafira da Silva de Almeida

Conselho Deliberativo