UEMA promove Acolhida Acadêmica aos ingressantes do primeiro semestre de 2015

Por em 18 de março de 2015

Acolhimento3

O reitor Gustavo Costa, o vice-reitor Valter Canales, pró-reitores e diretores de centro na abertura oficial da Acolhida Acadêmica 2015

Os ingressantes dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participaram, ontem (17), de várias atividades referentes à Acolhida Acadêmica, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos da Comunidade (PROECAC)

Logo na chegada ao evento, os estudantes receberam kits contendo o Guia de Estudante da UEMA, material informativo da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA), sacola ecológica e nécessaire. Eles foram recepcionados pelas apresentações de arte circense, capoeira e percussão, realizadas por integrantes do projeto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS). Além da apresentação também dos grupos religiosos AGIR e Universidades Renovadas, formados por estudantes da UEMA.

Após as apresentações, houve a abertura oficial no hall do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), que contou com a presença do reitor Gustavo Pereira da Costa, do vice-reitor Walter Canales Sant’Ana; do pró-reitor da PROECAC, Porfírio Candanedo Guerra; da pró-reitora de Graduação, Andrea de Araujo; do pró-reitor de Administração, Gilson Martins; do pró-reitor de Planejamento, Roberto Serra; da coordenadora geral do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), Ilka Serra; da diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa; e da diretora do CECEN, Ana Lúcia Duarte.

Na oportunidade, cada um dos gestores explicou resumidamente a função dos setores que gerenciam.

O reitor Gustavo Costa desejou boas-vindas aos alunos, explicando que o momento de ingresso à universidade é de transformação tanto individual quanto social. “Hoje é um dia de comemoração, nisso há um fator social a ser ressaltado. Aquele que consegue uma vaga na universidade pública traz consigo um conjunto de expectativas e possibilidades, assim como aqueles que não conseguiram chegar à universidade, pois é justamente para eles, que tanto precisam do que fazemos no ambiente acadêmico, que todos aqui devem compartilhar esse sentimento. A vaga conquistada pelo mérito deve ser socializada como um bem público a ser devolvido para a sociedade maranhense”, afirmou.

E finalizou: “Para transformar a realidade é importante conhecê-la, interpretá-la e ser capaz de vê-la por várias lentes e diferentes ângulos. Desejamos a todos uma excelente jornada, e que comecem a construir aqui a felicidade que buscam”.

Acolhimento

Os professores Gustavo, Walter e Ricardo, com o aluno Marcelo Ribeiro

Já o vice-reitor Walter Canales lembrou que o acesso à universidade no Brasil ainda é uma batalha difícil porque são poucos jovens que conseguem ingressar no ensino superior. “Usufruam o máximo do período acadêmico para vencerem nas profissões que escolheram. O Estado do Maranhão precisa do potencial de vocês. Desejo sucesso e um futuro promissor a todos”, disse.

O professor Porfírio Guerra falou do mérito dos alunos que entraram na universidade e o apoio que irão receber da PROECAC durante a caminhada acadêmica. “A conquista a uma vaga na UEMA tem como pré-requisito o mérito. A chegada de cada um exigiu sacrifício e vocês estão recebendo o devido reconhecimento por isso. A sociedade maranhense também precisa de retribuição e vocês irão fazer isso aproveitando plenamente as oportunidades que virão. Nós da PROECAC estaremos de portas abertas para ouvir vocês”, comentou.

Ainda durante a cerimônia, três alunos que tiveram as melhores pontuações no PAES 2015 foram homenageados com medalhas e certificados. O primeiro lugar ficou com o estudante Caio Queiroz Ribeiro, aprovado para o Curso de Medicina; já o segundo lugar foi do estudante Rafael Carvalho de Oliveira, também aprovado no Curso de Medicina; e o terceiro melhor colocado foi Marcelo Ribeiro Mendes Júnior, ingressante no Curso de Engenharia Civil.

Para Marcelo Ribeiro a homenagem foi uma surpresa. Ele disse estar muito feliz de entrar na universidade. “Além de ter sido aprovado no vestibular e agora ter recebido essa homenagem é um reconhecimento dobrado por tudo que passei. Foi muito tempo de estudo e dedicação. Estava certo da minha escolha sobre cursar Engenharia Civil na UEMA porque ela tem um dos melhores cursos nessa área do nosso estado e também porque meus dois irmãos estudaram aqui”, afirmou.

Após a solenidade, teve início a Aula Inaugural sobre o tema “O Papel da Universidade no século XXI”, com o professor da Universidade de Brasília (UNB), José Vieira de Sousa, que discorreu sobre a missão da Universidade, dilemas e potencialidades. Também frisou as possibilidades dos alunos participarem de forma mais ativa na gestão acadêmica.

“Atualmente, a educação e aprendizagem acontecem em redes, dessa forma, a universidade precisa se reorganizar para trabalhar esse processo. O compromisso dela é contribuir para uma sociedade melhor, desenvolvendo a consciência social do estudante e do professor, e isso envolve os eixos de ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou.

Neste semestre, aproximadamente 2500 alunos ingressaram em diferentes cursos da Universidade Estadual do Maranhão.

Por: Débora Souza