UEMA realiza aula inaugural da UNITI 2015

Por em 19 de março de 2015

IMG-20150318-WA0026

O secretário adjunto Odair José Neves e o pró-reitor Porfírio Guerra junto às professoras Graça Neri, Alzira Melo e a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Isabel Lopizic

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos da Comunidade (PROECAC), realizou, na tarde de ontem (18), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), Campus Paulo VI, a aula inaugural do projeto Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI), turma de 2015.

Participaram da recepção dos novos alunos o pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos da Comunidade, Porfírio Candanedo Guerra; o secretário adjunto de Gestão de Pessoas da SEGEAP, Odair José Neves; a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Isabel Lopizic; a representante da Coordenação Geral da UNITI, Alzira Melo e a coordenadora da UNITI/UEMA, Graça Neres.

IMG-20150318-WA0027

Autoridades e alunos da UNITI prestigiam o evento

O secretário adjunto de Gestão de Pessoas da SEGEAP, Odair José Neves, destacou que o trabalho da UNITI objetiva manter os idosos ativos, trabalhando, estudando e vivendo com prazer. “O Maranhão precisa ser construído por pessoas ativas, portanto, desejo a todos muita garra, força e muito estudo”, finalizou Odair José.

O pró-reitor Porfírio Guerra manifestou sua alegria em receber os novos alunos. “Hoje é um dia especial, pois estamos recebendo vocês para compor o quadro de estudantes da UEMA. Esse projeto é desenvolvido em mais quatro Centros do continente e, além disso, mais seis Centros estão interessados em participar. Estamos aqui a serviço de todos e queremos contar com a experiência e sabedoria de cada um para trocarmos boas ideias”.

Com a palestra, “Idosos na contemporaneidade: conquistas e desafios”, a professora Jacira do Nascimento Serra tratou do envelhecimento populacional e destacou a importância de começar a pensar em mudanças de atitudes desde cedo. Para isso, segundo ela, “é necessário uma evolução plena de conhecimentos e que cada fase da vida seja bem vivida. Sempre é tempo para desenvolver hábitos saudáveis”, afirmou a palestrante.

SOBRE A UNITI – A UNITI é um projeto de formação continuada, criada em 1996, pelo Governo do Estado do Maranhão, que mantém convênio com o SESC, UFMA, SEPLAN e UEMA. Constitui um espaço de convivência interativa que proporciona ao idoso maranhense a redescoberta das vivências relacionais tanto no ambiente familiar quanto social, dando ao idoso a oportunidade de compartilhar pensamentos e sentimentos.

IMG-20150318-WA0029 (1)

Apresentação Cultural na aula inaugural

Visa promover mudanças qualitativas no padrão de vida do cidadão na terceira idade, a partir da autodescoberta e autovalorização, por meio do diálogo, além de fortalecer as suas habilidades intrapessoais e interpessoais. Utiliza uma metodologia que desenvolve as ações educativas, as quais proporcionam condições de um trabalho socializante, preocupando-se com o estado psicológico e o comportamento emocional do idoso.

Por: Karla Almeida

Fotos: Edson Ferreira