UEMA realiza aula inaugural dos Cursos Técnicos a distância

Por em 1 de março de 2015

Cursos Técnicos - Cópia

o professor João Vianney, da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrou a aula inaugural

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recepcionou, na manhã desse sábado (28), os novos alunos dos Cursos Técnicos da Rede e-Tec Brasil, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet). O evento aconteceu no auditório Alberto Abdalla, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), e foi transmitido via web conferência aos 22 polos de apoio presencial em que estão sendo ofertados os Cursos Técnicos de Alimentos, Controle Ambiental, Guia de Turismo, Informática, Mineração, Rede de Computadores, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos.

Na oportunidade, foi realizado, ainda, o lançamento do Curso Aberto sobre Empreendedorismo, pela professora Sannya Rodrigues, uma das idealizadoras da plataforma de cursos abertos da UEMA. O curso aberto de Empreendedorismo tem duração de 60h, e é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão para proporcionar acesso livre aos conhecimentos produzidos pelo meio acadêmico, como explicou a docente:

“O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme sua conveniência, coaprendendo entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em múltiplos objetos de aprendizagem”.

Para recepcionar os novos alunos, o professor João Vianney, da Universidade Federal de Santa Catarina ministrou a aula magna. Com a temática “A conquista é logo ali. O próximo passo só depende de você. Mas não espere moleza porque não tem”, o pesquisador abordou sobre as diretrizes e os avanços que o ensino na modalidade a distância enfrentou ao longo dos anos, além de fazer um relato sobre sua experiência enquanto consultor de EaD pelo país.

Na oportunidade, o vice-reitor Walter Canales Sant’ana deu as boas-vindas aos novos alunos e destacou o papel da Universidade de democratizar o conhecimento. “É com muito orgulho que a UEMA participa desta etapa da vida de vocês e esperamos que sejam totalmente exitosos nesta nova jornada. Desejo sucesso, aproveitem essa oportunidade para implementar melhorias individuais, possibilitando o incremento da renda familiar, contribuindo, também, para os índices de desenvolvimento do Estado do Maranhão”, pontuou.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Bira do Pindaré, expressou seu contentamento com as oportunidades ofertadas pela Universidade Estadual do Maranhão. “Temos um enorme desafio pela frente, e a UEMA tem prestado uma grande contribuição em relação a oferta de cursos técnicos à sociedade maranhense. Esta iniciativa tem nosso apoio e nosso aval. Não há como pensar em desenvolvimento sem investir na formação de pessoas. Por isso, aproveitem essa oportunidade e fortaleçam o conhecimento de vocês”, frisou.

A coordenadora geral do UemaNet, Ilka Serra, parabenizou os novos alunos e ressaltou o papel da instituição em contribuir para a democratização do ensino. “Nesta segunda oferta de cursos técnicos a distância, a UEMA, no seu papel propulsor de democratizar a educação, disponibilizou 3.000 vagas, distribuídas em 22 polos do Estado do Maranhão, num processo seletivo que foi extremamente concorrido. Por isso vocês estão sendo alunos diferenciados. Estarão tendo acesso a uma modalidade diferente de educação. Nesse momento, o que precisamos entender é que a UEMA está fazendo seu papel de democratizar o conhecimento. Então só tenho que parabenizá-los por essa conquista”, finalizou a coordenadora.

O estudante Antônio Carlos conta com alegria, sobre a oportunidade de fazer um curso técnico totalmente gratuito. “Mesmo aos 27 anos de idade, nunca tive a oportunidade de fazer um curso técnico. Agora só tenho que me dedicar cada vez mais nessa nova jornada da minha vida”, refletiu.

Ao final da aula inaugural foram sorteados entre os alunos presentes, tablets e pen drives.

Ainda prestigiaram o evento: a pró-reitora de Graduação Andréa de Araújo; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra; a coordenadora Adjunta da Rede e-Tec, Karina Pinheiro; e a diretora administrativa do Grupo Dalcar, Fernanda Albuquerque.

Por: Carol Ribeiro

Fotos: Edson Ferreira