UEMA realiza diplomação de 800 alunos de cursos técnicos em São Luís


Por em 23 de março de 2015



diplomacaouemanet2

Formandos na solenidade de diplomação de cursos técnicos da UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão realizou na última sexta-feira (20), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, a diplomação dos alunos dos cursos técnicos, na modalidade a distância. Ao todo 800 alunos dos polos de São Luís e São José de Ribamar do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet) foram diplomados.

Os concluintes são dos cursos técnicos de Meteorologia, Guia de Turismo, Alimentos, Edificações, Contabilidade, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Controle Ambiental, Manutenção Automotiva, Segurança do Trabalho, Informática, Redes de Computadores, Planejamento e Gestão em TI. Os 13 cursos técnicos ofertados pela UEMA foram oferecidos pela primeira vez em uma universidade pública do Estado e formaram 3000 alunos, espalhados pelos 22 polos de ensino espalhados pelo Maranhão.

diplomacaouemanet5

Vice-Reitor, Walter Canales, em discurso para plateia

O Vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Walter Canales Sant’Ana, representando o Reitor, Gustavo Pereira da Costa, ressaltou o pioneirismo da UEMA em disseminar o conhecimento tecnológico, através da oferta de cursos técnicos. “A iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão, com a promoção de cursos técnicos traduz o compromisso com a formação de profissionais capacitados em prol do crescimento econômico e social do Estado”, afirmou.

O Vice-Reitor também parabenizou os alunos pela conquista e incentivou a continuarem se qualificando: “Vocês hoje estão dando passo decisivo na sua vida profissional, pois saem qualificados e preparados para o mercado de trabalho. Este é apenas o inicio de uma grande jornada, mas tenham a certeza que o conhecimento adquirido na Universidade trará ao nosso estado e ao nosso país, os benefícios que todos almejamos”, disse.

Para o Secretario de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Maranhão, Bira do Pindaré, que na solenidade representou o Governador Flavio Dino, a Universidade Estadual do Maranhão ao formar técnicos em diversas áreas está contribuindo para o desenvolvimento do Estado. “A UEMA hoje está cumprindo hoje seu papel e aqui fica nosso reconhecimento mais uma vez por esse esforço e por essa dedicação, porque é uma universidade que forma curso superior, mas que está colaborando ao formar técnicos. O Estado tem um enorme atraso nessa área, porque nós não temos hoje uma rede estadual de educação profissional no Maranhã. Por essa razão, o governador Flavio Dino decidiu criar uma rede de educação profissional e de ensino tecnológico, que é o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), para oportunizar a qualquer maranhense a chance de ter uma profissão”, enfatizou o Secretário.

diplomacaouemanet1

Formandos e convidados lotaram o auditório do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana

Segundo a Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA, Ilka Serra, a Universidade tem conseguido cumprir seu dever em democratizar a educação no estado e assim contribuir para o progresso do Maranhão. “O desenvolvimento começa com iniciativas como a da Universidade Estadual do Maranhão em trazer para a Instituição os cursos técnicos e ofertar da melhor forma possível, colocando no mercado profissionais técnicos qualificados de treze cursos. Isso é uma alegria para nós que acreditamos e para vocês que também acreditaram na UEMA. A Universidade acredita na forma de democratizar esse conhecimento e prosseguiremos fazendo curso a distância, levando à sociedade do Maranhão a educação que tanto necessita. Parabéns a todos vocês, e espero que além dos 50% que aqui já estão trabalhando, que todos os 800 alunos possam atuar em sua área. Saiam daqui com a certeza que estão preparados para atuar no mercado de trabalho” afirmou a Ilka Serra.

O formando Thiago José de Oliveira Freitas orador oficial dos cursos falou da trajetória até a diplomação e destacou a importância dos novos profissionais para a sociedade. “O curso técnico foi um desafio e agora se tornou uma conquista, um sonho realizado. Somos 800 batalhadores, e hoje estamos aqui alcançando essa meta traçada por nós desde o início das aulas. Foi investido em nós conhecimento científico e, portanto, sendo agora hospedeiros desse antídoto da ignorância, precisamos aprender a transformar o que está ao nosso redor com o nosso conhecimento. Hoje damos uma resposta positiva a sociedade. Vamos sair daqui com o nosso diploma em mãos, mostrando que estamos prontos e capazes de atuar como profissionais no competitivo mercado de trabalho”, disse Thiago.

Para Marilia Costa Mendonça, recém técnica em Serviços Públicos, é muito gratificante saber que o curso técnico está sendo reconhecido pelas instituições de ensino superior. “Nem todo mundo tem acesso de cursos uma graduação e o nível técnico tem nos garantindo ensino e uma formação. Por isso é recompensador perceber que a Universidade Estadual do Maranhão tem valorizado os cursos de educação profissional, e proporcionando aos jovens uma profissão”, ressaltou Marilia.

diplomacaouemanet3

Composição da mesa de honra do evento

Também participaram do evento o deputado federal, Pedro Fernandes, a Secretária de Estado de Turismo do Maranhão, Telma Andrade, a Pró-Reitora de Graduação, Andrea de Araújo, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cherche, a Coordenadora de Planos, Programas e Projetos Especiais do UEMANET, Elisa Flora Araujo Muniz, o ex-reitor da Universidade Estadual, José Augusto Oliveira e a Diretora da Escola de Governo do Estado, Janaina Falcão Bastos Lula, representando o Secretario de Estado de Gestão e Previdência, Felipe Camarão, além de Coordenadores de Centros, Polos e Cursos, professores e tutores.

Nos dias 24 e 25 de março será realizada a diplomação nos polos de Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Coroatá, Colinas e Grajaú.

diplomacaouemanet4

Formandos após a entrega dos diplomas

 

Por: Polyanna Bittencourt

Foto: Edson Ferreira



Últimas Postagens