Último dia da Semana do Calouro debate o ensino jurídico e o seu papel social

Por em 20 de março de 2015

A Semana do Calouro de Direito, promovida pela direção do curso, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), proporcionou aos alunos ingressantes uma ampliação sobre as diretrizes do ensino jurídico e suas funcionalidades. Neste último dia de atividades (20), os calouros participaram de palestras que englobaram a história do curso e fundamentaram o papel do bacharel de direito na sociedade.

A palestra “Ensino Jurídico no Brasil”, ministrada pelo professor Herbeth Costa Figueiredo, objetivou orientar o público sobre dados históricos e necessidades de transformação no ramo. “O ensino jurídico no Brasil é um tema de extrema importância para os calouros, para que possam refletir sobre suas afinidades e as competências que lhes vão ser delegadas”, exclamou o professor.

O Direito como ciência social também foi pauta para as discussões. O professor lembrou a necessidade de análise critica e reflexiva do ensino jurídico, e também, o acompanhamento da realidade social. “É necessário que as práticas jurídicas sejam reinventadas e revolucionárias, para possibilitar o intercâmbio e a interdisciplinaridade com outras ciências sociais, assim como garantir a aproximação com a sociedade”, complementou o docente.

Já na palestra “O papel do advogado”, o professor Vail Altarrugio Filho acentuou a importância do profissional no mercado de trabalho como “uma figura singular e determinante para o futuro de uma nação”. Ele ainda ressaltou o destaque da instituição no cenário educacional do estado. “As aprovações da Uema no curso de Direito ultrapassam outras instituições, e nós temos muito orgulho por isso. Esperamos que esse índice continue assim, com o empenho e dedicação de todos que ingressam na nossa universidade”.

Aprovação

Para Marina Guimarães da Silva, de 22 anos, a experiência de ter um evento específico no curso que ingressa contribui para a concepção das temáticas e instrumentalização utilizadas, a fim de garantir sua inserção no campo social. “Pra nós que estamos chegando, é muito importante conhecer, de fato, o que é o Direito e o ensino político que ele produz. A Uema está de parabéns por essa ação”, finalizou a nova aluna.

Por: Jesilene Corrêa